Reuniões do Orçamento Participativo de Macaé terminam nesta quinta-feira

19/08/2010 15:27:50 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Kaná Manhães

Orçamento Participativo no bairro Virgem Santa, que aconteceu na noite de terça-feira (17)

As reuniões do Orçamento Participativo de Macaé (OP) já estão chegando à sua fase final, que tem contado com a participação intensa dos moradores dos bairros e localidades, principalmente de toda a região serrana do município. Na noite de terça-feira (17) as equipes técnicas do OP estiveram presentes no Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, em Virgem Santa, e no mesmo horário, no Colégio Estadual Municipalizado Imboassica, no bairro de Imboassica. Os encontros encerram nesta quinta-feira (19), na Segunda Igreja Batista de Macaé às 18h30m, nos Cajueiros.

Segundo o presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, ao longo das reuniões os moradores tem participado intensamente e mostrado bastante interesse nesta ferramenta de gestão que é a proposta do OP de 2011. “Na quinta-feira, dia 19, estaremos encerrando as visitas comunitárias de implantação do OP, e no dia 1º de setembro vamos realizar a primeira reunião coletiva com os delegados eleitos dos bairros e localidades de Macaé, cuja finalidade é de disseminar o mecanismo de escolha das prioridades e iniciar o processo de discussão de elaboração do regimento interno deste documento”, explicou.

Romulo acrescentou que após concluída esta etapa, a CGP realizará nove reuniões setoriais com os delegados, quando os mesmos apontarão quais são as obras e serviços que foram priorizados por cada setor administrativo da Prefeitura de Macaé.

É o que aguarda ansiosamente o morador de Virgem Santa, João Luiz Ribeiro (50), que é comerciário na mesma localidade, que já foi para a reunião com várias expectativas. “No meu ponto de vista, as prioridades daqui da nossa comunidade é uma praça pública modelo para as crianças brincarem, mais horários no transporte coletivo, já que a demanda é muito grande e também uma creche para as mães que precisam trabalhar e acabam se deslocando para outras mais distantes em falta de uma no bairro”, destacou João Luiz.

Dificuldades com os horários do transporte coletivo também é uma das prioridades de Reginaldo Couto Machado (43), construtor de obras, que é nascido e criado na localidade de Imboassica. “Mas a prioridade de emergência daqui de Imboassica, a meu ver, é refazer o serviço de saneamento básico em relação à água pluvial e esgoto, além da necessidade da frequência de policiais no bairro principalmente à noite’’, ressaltou Reginaldo”.

A Comissão Técnica de implantação do OP é composta, além da CPG, pelas secretarias municipais de Planejamento e de Governo, membros do gabinete da vice-prefeita; da Procuradoria Geral do Município; do Controle Interno; Secretaria Municipal de Fazenda; Programa Macaé Cidadão; Agenda 21 e Petrobras.

Entre em contato com a equipe do Orçamento Participativo:
Endereço: Rua Tiradentes 240 – Imbetiba, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Telefone: 2763-7026
E-mail: op@macae.rj.gov.br
Internet: www.macae.rj.gov.br/op

Na quarta-feira (18) a reunião foi realizada na E. E. M. Faz. Santa Maria, na Área Rural do 1º Distrito de Macaé, abrangendo também os moradores de Morro Grande e Horto, às 18h30m. E simultaneamente, na E. E. M. Professora Magdala A. Cipriane (antiga E. M. Imburo), no Imburo, também situado na Área Rural do 1º Distrito da cidade.


Fotos Relacionadas