logo

Revezamento da Tocha Pan-americana chega a Goiânia

06/06/2007 18:33:03 - Jornalista: Catarina Brust

A Chama dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 desembarcou nesta quinta-feira (06), no Aeroporto de Santa Genoveva, vinda de Porto Seguro, pelas mãos do ex-campeão de vôlei Bernard Rajzman, embaixador do Revezamento da Tocha Pan-Americana na cidade de Goiânia, e em seguida foi entregue ao prefeito Íris Rezende.

Na cerimônia de boas-vindas da comitiva, a Chama foi saudada pela Banda da Polícia Militar local com o Hino Nacional e o Hino da República Dominicana, país que a cidade de Goiânia representa no Revezamento, que passará ainda por outras 26 capitais e 22 localidades brasileiras, até chegar ao Rio de Janeiro, no dia 13 de julho.

Um grupo de crianças, com lenços brancos nas mãos, simbolizando a paz, deu um clima todo especial à cerimônia. Elas fizeram ainda a apresentação “Elástico”, com diversos números de ginástica rítmica.

Às 14h, a chama deixou o Aeroporto rumo ao Estádio Serra Dourada, onde foi programada uma cerimônia de abertura do Revezamento da Tocha dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, com a presença do governador Alcides Rodrigues e diversas autoridades locais. Às 15h, o maratonista Genilson Júnior deu início ao Revezamento.

Nesta quinta-feira (07), a Tocha estará em Ouro Preto e Belo Horizonte, em Minas Gerais; na sexta-feira (08), em Vitória, no Espírito Santo, e no sábado (09), em Salvador, na Bahia. No domingo (10), a Chama chega a Canindé de São Francisco, e em Aracaju, Sergipe. Na segunda-feira (11), a Tocha Pan-americana chega à capital Federal, em Brasília.

Cerca de três mil pessoas, entre atletas e personalidades, conduzirão a Tocha Pan-americana Rio 2007. Cada condutor percorre cerca de 400m, em comboio pelas ruas das localidades participantes do Revezamento.

No dia 11 de julho, o Revezamento da Tocha chega à Macaé, por volta das 8h40. Cada uma das cidades anfitriãs do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007 representa simbolicamente um Comitê Olímpico Nacional dos países participantes dos Jogos. Macaé vai representar o país de Santa Lúcia, uma ilha vulcânica, com 160 mil habitantes, banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe.