Foto: Divulgação
Sua equipe ficou em segundo lugar na categoria Jr. 19 Masc. V6.
José Ricardo Onofre, 18 anos de idade, integrante do Programa Bolsa Atleta Macaé, conquistou o primeiro lugar Junior 19 Masculino V1R (OC1) individual de Canoa Polinésia, no Campeonato Pan-Americano Va'a 2024 (Panvaa/Maratona), realizado do dia 20 até domingo (24), em Niterói-RJ. Também representando o Brasil, sua equipe (Jr. 19 Masc. V6) levou o segundo lugar. Em agosto, Ricardinho disputou o Campeonato Mundial de Canoa Polinésia de Sprint, na cidade de Hilo, no Havaí.
O atleta já se prepara para o Campeonato Brasileiro, que acontece de fevereiro e março de 2025 e será seletiva para o Mundial e o Pan-Americano de 2025. O Campeonato Mundial de Va’a 2025 será realizado em agosto, em Niterói. Já o Pan-Americano 2025 será em Rapa Nui, no Chile. Ricardo é membro do Clube Loko Va'a de Macaé, com base em Imbetiba e no Mirante da Lagoa.
“Foi uma vitória complicada, porque meu adversário, do Chile, ficou atrás de mim a prova inteira. Mas continuei focado e consegui. Fiquei bem feliz, porque vinha treinando e treinando para isso acontecer. Meu próximo objetivo é conseguir vaga no Campeonato Mundial, que vai ser no Brasil, no ano que vem. Eu estou no Bolsa Atleta há dois anos e me ajuda muito para os campeonatos. É uma das coisas mais importantes para a minha evolução”, ressalta o esportista que conta que o recurso recebido por meio do Bolsa Atleta suplementa a sua alimentação, custeia inscrições e equipamentos de treino.
“O desempenho do Ricardo foi muito bom. Nossos adversários somos nós mesmos. Eu cobro muito a diminuição do tempo em cada campeonato. Planilho os treinos, vamos acertando os movimentos e vejo que ele está melhorando seu tempo a cada dia que passa. Ele vai com chances para o Mundial em 2025. Que eles consigam galgar um pódio. Vamos treinar bastante para isso”, disse a treinadora de Ricardo e da Loko Va'a, Ana Moraes.