A primeira feira de franquia realizada fora das grandes capitais do Brasil, com a chancela da Associação Brasileira de Franchising (ABF), registrou saldo positivo, cerca de 5 mil visitantes e um volume de negócios que pode chegar a R$ 15milhões. Esse é o resultado da Rio Franchising Expo, realizada entre os dias 27 e 29, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). O setor de franquias já é responsável por 2.8% do PIB nacional, com crescimento em 2005, de 13% em relação a 2004, o que representa um faturamento de quase R$ 36 bilhões.
A Rio Franchising contou com apoio da prefeitura de Macaé, realização da ABF e promoção e organização da Fagga Eventos Internacionais. O evento teve a participação de mais de 50 expositores, que ofereceram oportunidades de negócios em vários segmentos da economia com investimento mínimo a partir de R$ 10 mil. Entre as diversas marcas estavam o Bob’s, X-Picanha, Mega Matte, Max Drogarias, CCAA, Curso Yes, Empada Praiana, S.O.S. Computadores, Subway, entre outros. “Conseguimos atingir o resultado esperado. A feira consolidou Macaé como importante pólo de negócios do interior do estado”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel.
- O resultado é muito positivo em termos de negócios que vão se firmar a partir desta feira e outros que já estão bastante avançados. Mesmo coincidindo com um fim de semana com eleição, a iniciativa foi bastante válida como a primeira feira fora das grandes capitais, abrindo caminho para a continuidade de outras feiras no interior. Talvez agora tenhamos três ou quatro por ano no interior do país, observou Beto Filho, diretor de cursos e eventos da ABF-RJ, acrescentando que o município de Macaé foi escolhido para o evento por se tratar de um município com potencial regional. Próximo também a Campos, Região dos Lagos e outros locais importantes do estado.
Que o diga a empresa L’Aqua di Fiori. Durante as primeiras horas de funcionamento da feira, a franquia registrou o primeiro fechamento de negócio, e no decorrer dos dias do evento, mais oito potenciais franqueadores.
- Registramos vários interessados com potencial, não só de Macaé como da região, como Cabo Frio, Búzios e Rio das Ostras. O primeiro a fechar negócio, já tem o ponto comercial no centro, na Avenida Rui Barbosa. Não cobramos franquia, apenas R$ 1,5 mil, o metro quadrado. Por exemplo, se a loja mede 20 metros, então serão gastos R$ 30 mil (dentro do padrão L’Aqua), mais R$ 20 mil (estoque) e R$15 de capital de giro. O que totaliza entre R$ 65 e 70 mil. Desses 40% do pedido inicial do lojista é revertido em mídia inaugural do ponto de venda, explicou Frederico Gonçalves, gerente nacional de franchising da L’Aqua di Fiori, que atua há 25 anos no mercado de cosméticos, além dos perfumes. Ao todo, são 927 pontos de venda no país.
A diretora de expansão da Mega Matte-RJ, Fátima Dias, também se surpreendeu com os resultados da feira em Macaé.
- Com 15 anos de mercado a empresa lançou a franquia esse ano na ABF de São Paulo, em agosto. De lá para cá, já fechamos com cinco franqueadores. Aqui em Macaé, o sucesso foi total, tanto que sábado (28), com quatro funcionários, não demos vazão para o atendimento. Macaé me surpreendeu. Temos a disputa de pelo menos três potenciais franqueadores, com perfil já pré-aprovado, explicou Fátima Dias, ressaltando que a erva utilizada para o mate é 100% natural, sem conservantes. Além disso, a empresa trabalha com salgados, sucos, bebidas quentes (café, capuccino, etc), açaí, entre outros.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, José Edmundo, estava exultante com o resultado da feira.
- Estou muito feliz com o resultado de negócios da primeira feira no interior do Brasil. Como precursores e escolhidos para sediar esse evento, estamos muito satisfeitos. Como comerciante estou pensando fortemente em participar desse grande empreendimento lançado aqui, que é o Macaé Multicenter, o primeiro grande shopping, na área nobre da cidade e muito bonito por sinal. Com um perfil bastante sólido, esse shopping é o que uma cidade como Macaé está pedindo em função da vocação comercial em que vive o município, declarou José Edmundo.
Macaé Multicenter – “O coração da cidade vai bater mais forte”. Com esse slogan, o Macaé Multicenter foi lançado na Rio Franchising Expo. Com entrada pela Avenida Rui Barbosa e Rua Teixeira de Gouveia, o novo shopping terá 5.500 metros quadrados de lojas, 216 salas comerciais (em nove andares), praça de alimentação, lojas âncoras (departamento), três salas de cinema (de última geração) e estacionamento com 1.200 vagas/dia (em três andares).
O lançamento oficial do empreendimento vai acontecer no primeiro semestre de 2007, mas durante a feira, o Macaé Multicenter já chamou a atenção. Cerca de 300 pessoas, se interessaram por ver, reservar e comprar lojas e salas no novo shopping. “O lançamento na feira solidificou o que já está sendo falado pelos comerciantes locais. O objetivo de nossa participação na feira foi apresentar o que já falam nas ruas”, disse Aurélio São Tiago, arquiteto autor do projeto do shopping.