logo

Riverton atende cem moradores do Parque Aeroporto

03/11/2005 17:48:56 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi (PSDB) deu continuidade nesta quinta-feira (3) ao atendimento dos moradores do Parque Aeroporto, iniciado no dia 18 de outubro, quando mais de noventa pessoas estiveram com o prefeito. Desta vez, o número de atendidos chegou a cem, na sede do Setor Administrativo 6-Marrom (SA-6). O objetivo do contato direto com a comunidade é ouvir as reclamações, reivindicações, sugestões e agradecimentos da população em relação ao bairro.

- Nosso governo é voltado para a participação popular porque acreditamos que a proximidade com a população é fundamental para desenvolvermos um trabalho focado para as necessidades locais – destacou o prefeito, acrescentando que vai dar continuidade ao projeto em outros bairros.

A moradora do Aeroporto Jurandir Matos, de 65 anos, afirmou que o programa que leva o prefeito aos bairros da cidade é importante para facilitar o contato dos moradores com o governo. “É muito bom poder falar com o prefeito no bairro onde a gente mora. Não vi nenhum outro prefeito atender nas próprias comunidades”, atestou.

Riverton lembrou que existem diversos projetos para o Parque Aeroporto, como a recuperação dos canais do bairro, visando desassorear o canal Macaé-Campos. Também está em estudo a viabilidade de se fazer uma cobertura nos valões para se evitar o acúmulo de resíduos sólidos nestes locais.

A recuperação de ruas do Aeroporto também foi informada pelo prefeito aos moradores do bairro. As obras incluem troca de tubulação das redes de esgoto e pluvial, com manilhamento e em seguida, será feito o projeto de pavimentação e sinalização horizontal e vertical. Além disso, as praças do bairro serão revitalizadas. Na praça da associação dos moradores, será instalada nova iluminação, troca do alambrado, paisagismo e técnicas de jardinagem.

Na Praça Vira Copos, a prefeitura vai implantar o gramado sintético; na Praça Nagib Mussi, será instalada uma fonte luminosa, realizada a melhoria do palco para shows, além da implantação da academia ao ar livre. “Vamos construir uma nova escola para o Aeroporto e implantar os projetos Cemeaes e Art Luz”, destacou o prefeito, se referindo ao Centro Municipal de Atendimento de Alunos Especiais, que já possui quatro unidades no município e será ampliado com mais uma unidade para atender a Barra e o Aeroporto. O Art Luz é voltado para manifestações culturais e artísticas.

A implantação do Banco de Crédito Municipal – que vai oferecer linhas de crédito com juros mais considerados mais acessíveis para a população de baixa renda, no fomento a atividades econômicas e sociais – também foi anunciada por Riverton, além da reforma e ampliação da unidade de saúde do bairro.

Segundo o prefeito, está em estudo a transferência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que hoje está à direita do canal Macaé-Campos, sentido Aeroporto/ Ajuda, para a esquerda. “Nosso projeto para a nova ETE é um sistema de desumidificação do esgoto, no qual se tira o líquido excedente através de uma máquina, fazendo com que nesse processo haja menos odores e menos exposição do material ao ar livre, diminuindo também a incidência de mosquitos”, explicou o secretário de Obras, Tadeu Campos. A ETE do bairro Aeroporto atende também parte dos bairros São José do Barreto, Ajuda, Vila Badejo e Marlim.

Outra obra prevista que vai atingir o bairro é a urbanização da orla Norte de Macaé, do bairro Fronteira até a proximidade da área de amortização do Parque Nacional de Jurubatiba, no Lagomar, totalizando seis mil metros de extensão. O projeto prevê calçamento, iluminação, área de lazer, recuperação da restinga, plantio de espécies nativas, entre outras intervenções.