O prefeito Riverton Mussi abriu há pouco a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Durante seu discurso, o prefeito confirmou que a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher (CODIM) passará a ser Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher durante o processo de reforma administrativa, com o objetivo de ampliar as ações voltadas para a mulher.
- Em janeiro de 2005, criamos a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher, preocupados em priorizar e incrementar as políticas públicas voltadas para as mulheres. Com a reforma administrativa, vamos transformar em Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher – afirmou o prefeito. A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres será realizada durante todo o dia no Macaé Centro. Riverton chegou ao evento acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes e da presidente de honra da terceira idade, Margarida Mussi.
– Durante toda a Conferência, vamos discutir novas propostas voltadas para a mulher – destacou a coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza. Os principais objetivos da Conferência são avaliar a implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres na esfera municipal, analisar a participação política das mulheres nos espaços de poder e elaborar propostas para ampliar a sua inserção.
A programação inclui os temas “Educação inclusiva e não-sexista”, “Saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos”, “Enfretamento à violência contra a mulher”, “Autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania” e “Mulheres nos espaços de poder”. O relatório final da Conferência será encaminhado à comissão organizadora da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. O evento conta com o apoio da Petrobras, Transocean, Help Services e Companhia Brasileira de Offshore (CBO).
Secretários municipais, as vereadoras de Macaé, Marilena Garcia; Quissamã, Fátima Pacheco; e de Cabo Frio, Ruth Schüller, além de lideranças femininas da cidade e da região participam do evento.