Niterói – O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, se encontrou com o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Sales, nesta quarta-feira (14), na sede da Reitoria da universidade, em Icaraí, Niterói. O objetivo da reunião foi discutir o protocolo de intenções assinado em 1992, entre a prefeitura e a UFF. Na ocasião, a prefeitura ficou responsável pelo pagamento do corpo docente e a UFF pela manutenção dos cursos. O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Jorge Aziz, participou do encontro.
Desde que foi elaborado, o protocolo de intenções não foi reestruturado, conforme havia sido acordado. No protocolo, a UFF abriria os cursos em Macaé e o Ministério da Educação (MEC) ficaria responsável pelos custos do corpo docente, mas desde então quem vem arcando com o pagamento dos professores é o governo municipal.
Na reunião de hoje, e em outras já realizadas, foi discutida a continuidade dos cursos da UFF já existentes e de outros que poderão vir para Macaé, além da renovação do convênio. Também entrou em pauta o interesse da universidade e da prefeitura em manterem os cursos no município, tendo em vista a importância e a qualidade alcançadas.
No final do encontro, Roberto Sales solicitou ao prefeito Riverton Mussi que aguarde a próxima reunião, no final de fevereiro, quando uma nova parceria será discutida, pois a UFF não tem interesse de sair de Macaé, considerada uma cidade estratégica e importante no cenário econômico nacional.
- Não só queremos que a UFF se mantenha no município, como também amplie as ofertas de cursos na cidade. A prefeitura de Macaé está construindo o Complexo Universitário exatamente para instalar novos cursos e universidades, ampliando as ofertas para os estudantes do município. O complexo possui toda a infra-estrutura necessária para isso -, observou Riverton Mussi.