logo

Riverton Mussi inaugura Macaé Facilita do Sana com aulas de informática

27/11/2007 20:55:42 - Jornalista: Janira Braga

SANA - Crédito para o funcionário público municipal e para o pequeno empreendedor, emissão de carteira de trabalho, alvará e certidões negativas de tributos, solicitação de parcelamento de IPTU e ISS, saques e demais transações de caixa eletrônico. Esses são alguns serviços disponibilizados pela agência do Macaé Facilita do Sana inaugurada pelo prefeito Riverton Mussi nesta terça-feira (27).

A novidade anunciada pelo prefeito para a unidade, que vai beneficiar os cerca de 1,5 mil moradores locais, é a realização de aulas gratuitas de informática para a comunidade e um auditório multimídia com 38 lugares.

- O Macaé Facilita do Sana é o centro de informação e o acesso on line que o morador do Sana terá a partir de agora com a prefeitura. As secretarias especiais de Desenvolvimento Social e Humano, de Finanças e as secretarias executivas de Trabalho e Renda, Indústria e Comércio, Agropecuária, Direitos da Mulher, do Interior e Meio Ambiente vão disponibilizar seus programas e serviços para a comunidade – destacou o prefeito.

Segundo Riverton, as aulas de informática do Macaé Facilita do Sana começam na segunda-feira (3) com cem alunos. “Não existe faixa etária para as aulas, aprender informática não tem idade”, estimulou o prefeito, acrescentando que os moradores do Sana não vão precisar mais se deslocar para realizar serviços bancários de caixa eletrônico, nem ir à prefeitura para dar entrada em requerimentos.

Para o secretário especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, cuja pasta coordena o projeto, a terceira unidade do Macaé Facilita – instalado também em Córrego do Ouro e na Barra de Macaé – representa a importância do conceito do programa.

- O projeto é o resgate da cidadania que vocês do Sana solicitaram – disse o secretário, diretamente aos moradores do distrito. Jorjão explicou que a agência vai disponibilizar informações sobre diversos aspectos da economia macaense, oferecendo orientações aos pequenos empreendedores e agricultores, aos trabalhadores e mulheres sendo fonte estratégica para todos os que quiserem investir no seu próprio negócio.

ORIENTAÇÃO - O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, informou que a agência terá também o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que presta os serviços da Central de Atendimento Especializado em Trabalho (Caet) em comunidades descentralizadas. O trabalho é orientar o trabalhador na busca por emprego e na necessidade de qualificação. “Nosso objetivo é promover a inserção no mercado de trabalho”, enfatizou.

Associação Comercial aprova Macaé Facilita

O presidente da Associação Comercial e Industrial (Acim) de Macaé, Francisco Agostinho, foi à inauguração e afirmou que o turismo ganha com o Macaé Facilita. “A cidade tem uma boa infra-estrutura para o turismo, não só de negócios, como de lazer e a agência ajuda a incrementar essa estrutura”, pontuou o representante do comércio.

De acordo com o vice-presidente da Câmara, vereador George Jardim, o envio de projetos do Executivo para apreciação do Legislativo como o Macaé Facilita tem trâmite facilitado por se tratar de um programa com expressivo benefício para a comunidade. “A agência vai beneficiar a Cabeceira do Sana, o Arraial, a Barra do Sana e outras localidades próximas como Boa Sorte”, enumerou o parlamentar.

Diversos representantes de entidades, associações e ONGs do Sana participaram da inauguração. Para o presidente da Associação de Moradores do distrito, Jorge Luiz de Jesus, a agencia será “muito importante” para os habitantes do Sana e os turistas, com os serviços de informações de IPTU, ISS, linhas de crédito, além de assistência técnica e a descentralização de ações voltadas para mulher, agricultor, trabalhador e outros públicos. Participaram da inauguração vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e a população em geral.