logo

Riverton Mussi intensifica contatos com empresários internacionais

16/03/2007 18:28:17 - Jornalista: Janira Braga

Em busca de investimentos de segmentos industriais da cadeia produtiva do petróleo e fora dela, o prefeito Riverton Mussi, o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, acompanhados do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, participam de missão à Europa a partir deste sábado (17). Riverton cumpriu nos últimos dias uma agenda de negócios em Lisboa – onde se encontrou com empresários da área esportiva – e se une ao grupo de Bueno no sábado.

O evento é organizado pela ONG Agência Rio, empresa carioca de Promoção, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que tem como objetivo promover projetos para o desenvolvimento de municípios do estado. Presidentes das entidades empresariais de Macaé e vereadores também participam da missão.

Prefeitos de outras cidades fluminenses, vereadores, secretários municipais, líderes sindicais e tributaristas de todo o estado integram a viagem. A comitiva cumpre primeiro a agenda em Lisboa, em Portugal, e, em seguida, em Madri, na Espanha. O objetivo é apresentar projetos públicos, privados ou PPPs (público-privados), propostas de parcerias e convites para visitas ao estado a empresários e autoridades européias.

No dia 18, a comitiva tem reunião com entidades portuguesas, dia 19 serão promovidas visitas a empresários portugueses, com apoio da Embaixada do Brasil em Lisboa. No dia seguinte, continuam os contatos e visitas a entidades portuguesas de Comércio, Indústria e Serviços. Já no dia 21 o grupo vai para Madri, onde cumpre agenda de negócios com grupos espanhóis interessados em fazer investimentos em cidades do Rio.

Além do prefeito de Macaé, os chefes do executivo de São Gonçalo, Aparecida Panisset; e de Itaguaí, Carlos Bussato, fazem parte da comitiva. Também fazem parte da missão o advogado tributarista Condorcet Rezend, o vice-presidente da Força Sindical, João Ricardo de Oliveira, e o presidente da Fundação Ricardo Franco, Adval Carvalho.

Os principais projetos que serão apresentados são referentes às áreas de saneamento, meio ambiente, habitação e turismo. Para tornar os investimentos mais atraentes, o governo estadual e as prefeituras estão preparados para ajudar as empresas na logística e infra-estrutura para instalação.