RIO - O prefeito Riverton Mussi (sem partido) se reuniu nesta sexta-feira (9) com o presidente da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), Henrique Ribeiro, na sede do órgão, no Centro do Rio, para pedir intervenção rápida do governo do estado na recuperação dos trechos das estradas estaduais que cortam a região serrana de Macaé, a RJ 162 e a RJ 168.
O mesmo pedido já havia sido feito ao governador Sérgio Cabral (PMDB) e a reunião desta sexta ratificou a necessidade das obras. A idéia da prefeitura é que de imediato seja feita a manutenção das estradas e depois, o asfaltamento das vias, para sanar de vez com o problema dos buracos.
- O escoamento da produção rural da região serrana e o acesso de moradores e turistas aos distritos justificam a necessidade da recuperação das estradas estaduais 162 e 168, que estão em estado precário – destacou o prefeito, que pediu prioridade no caso ao presidente do DER. O secretário de Interior de Macaé, Carlos Eduardo Jardim, o vereador George Jardim (sem partido), além do deputado estadual Christino Áureo (PMN) , o diretor de interior do DER, José Beraldo e o chefe da área de Macaé do DER, Ronaldo Babo, também participaram do encontro.
Na reunião, o presidente do DER pediu um prazo de 60 dias para que seja feito o levantamento das necessidades das estradas e o programa de recuperação para em seguida ser assinado um convênio entre prefeitura e estado. "Vamos fazer uma reunião com os técnicos e em cima do levantamento, fazer o projeto da manutenção em primeiro lugar e depois, um projeto maior, do asfalto. Vamos ser parceiros e o projeto é viável", disse, acrescentando que assim que o governo do estado liberar o orçamento, o DER terá melhores condições de agilizar o processo.
Além disso, Henrique Ribeiro solicitou que a prefeitura envie detalhes das necessidades das estradas. O prefeito Riverton informou que esta documentação será enviada na próxima semana. Riverton analisou a reunião como positiva e disponibilizou a prefeitura para ajudar o estado no que for possível para a obra ser realizada e acabar com o problema de buracos nas estradas.
De acordo com o secretário de Interior de Macaé, Carlos Eduardo, a partir da próxima terça-feira, a prefeitura vai fazer, já em parceria com o DER, uma operação tapa-buraco da RJ 162. "Enquanto não é feita uma recuperação definitiva, com o recapeamento da estrada, vamos tomar esta medida paliativa. Hoje, os produtores são prejudicados no escoamento da produção e estamos trabalhando para resolver logo esta situação", comentou.
O vereador George Jardim frisou que o encontro desta sexta marca a nova fase de boa relação entre prefeitura de Macaé e Governo do Estado. "A reunião foi muito proveitosa. Queremos que as estradas estaduais que cortam a região serrana tenham todas as condições para atender ao produtor rural porque a logística é um estímulo para plantar e produzir", observou.
Segundo o deputado Christino Áureo, é importante a intervenção na malha viária que corta os distritos da cidade para o escoamento da produção e implantação de novos projetos na região. A RJ 162 liga Rio das Ostras a Trajano de Moraes, passando por Bicuda, Areia Branca, Córrego do Ouro, Glicério, até a entrada do Frade. A RJ 168, no trecho de Macaé, vai da saída da cidade até o Parque Municipal Atalaia.
Outro assunto que o prefeito abordou na reunião foi a necessidade da duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) em trechos urbanos de Macaé, de Imboassica até a entrada da Lagoa, e da Cancela Preta até a entrada da Petrobras. A idéia é fazer uma ação conjunta entre município e estado para a realização da obra, que visa desafogar o trânsito e evitar acidentes no local. O asfaltamento até o distrito do Sana é outro projeto que a prefeitura visa incluir no convênio com o DER, para uma parceria entre os dois poderes.