Roda de Conversa aborda a 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

23/05/2022 10:53:00 - Jornalista: Renatta Viana

Foto: Arquivo

Mais uma edição do “Café com Pesquisadores” acontece no dia 26

A Cidade Universitária vai receber mais uma edição do “Café com Pesquisadores”, no próximo dia 26. O evento acontecerá na sala 214, às 8h30, e será realizado em formato de roda de conversa, abordando a 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema nacional: Bicentenário da Independência – 200 anos de Inovação no Brasil.

O encontro faz parte de uma iniciativa da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, por meio do Observatório da Cidade de Macaé e tem, por objetivo, estimular as pautas que envolvem a pesquisa e a inovação, a partir de um problema/questão coletivo, seguindo um formato de formação compartilhada.

A última edição do Café com Pesquisadores aconteceu em abril e debateu o tema: "Pesquisa, inovação e desenvolvimento". Vale ressaltar, que o Observatório da cidade conta, atualmente, com cerca de 68 grupos de pesquisadores de Macaé e região, portanto, a roda de conversa é,

também, uma oportunidade de reunir os estudiosos que produzem tecnologia e ciência de qualidade relevante para a cidade e toda sua população.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – O intuito da SNCT é mobilizar a população em torno de temas e atividades de Inovação, valorizando a criatividade e a atitude científica. A “Semana” acontecerá em outubro, tendo como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e bem como para o desenvolvimento do nosso município e país, oferecendo também uma oportunidade para que os envolvidos conheçam e discutam os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica realizada na nossa cidade.

Vale destacar, também, que o município conta com universidades que vêm

contribuindo, de forma muito importante e positiva, para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, além da ampla produção científica, como: UFF, UFRJ, UENF, IFF e diversas outras instituições públicas e privadas de ensino superior.