logo

Rodeio em Macaé garante sexta etapa do Campeonato Carioca

27/07/2013 02:19:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Rodeio continua até segunda-feira na Exposição Agropecuária - Edição Especial 200 Anos.

O rodeio foi uma das atrações preparadas pela prefeitura, com atuação da secretaria de Agroeconomia, na noite de sexta-feira (26) dentro da XXXIV Exposição Agropecuária - Edição Especial 200 Anos, realizada no Parque de Exposição Latiff Mussi até segunda-feira (29), em comemoração aos 200 anos de Macaé. A Companhia de Rodeio Tony Nascimento organizou a atração, que é sexta etapa do campeonato carioca. Dezessete peões – 12 em touros e cinco em cavalos - participaram da competição, que lotou a arena montada no parque.

O entretenimento começou com a prova dos Três Tambores, categoria feminina, com 18 amazonas que montaram em cavalos quarto de milha. Entre elas, Marilúcia Marciano, de 42 anos, que fez bonito na arena ao conseguir cumprir a prova em 18 segundos sem derrubar nenhum tambor. Sua filha, Laiane Marciano, de 19 anos, também competiu. “O rodeio em Macaé ajuda a difundir o esporte e nós viemos representar o município com muita garra”, comentou. A prova foi narrada pelo locutor Macarrão, um dos mais conhecidos da área.

Após a prova feminina – que contou com a participação de campeãs de torneios de estados distintos - foram mostradas as regras de montaria em cavalos e touros e realizada uma prece. De acordo com o árbitro Wanderson Souza, da Confederação Nacional de Rodeios e da Federação Estadual do Rio de Janeiro, na prova de touros são avaliados o competidor e o animal, por isso é feito um sorteio antes das apresentações para definir a dupla.

- Quanto maior a dificuldade do animal para o competidor ficar montado os oito segundos, maior é a nota do conjunto. No touro, são observadas a força, a velocidade do pulo e a altura do coice – detalhou, acrescentando que quanto mais alto o touro joga as pernas, mais coloca o alinhamento dorsal na vertical, projetando o competidor para a frente e impondo mais dificuldade. “Quanto mais difícil o animal pular, maior é a nota projetada. Mas para isso o competidor deve permanecer os oitos segundos. Já no competidor analisamos se houve técnica o suficiente”, informou o árbitro.

Simultânea a essa sexta etapa do campeonato carioca, acontece em Santo Antônio de Pádua (RJ) outra competição, a sétima etapa, para a definição dos campeões do final de semana. Os líderes do campeonato carioca são convidados a participar das etapas da IPR - International Pro Rodeo - Super Bulls – competição internacional.

O competidor de touro, Magaiver, de Pedro Canário (ES), destacou a importância da prefeitura fornecer este tipo de entretenimento gratuito para a população. “É um esporte muito difundido e que a população, com a Exposição em Macaé, tem acesso livre”, citou. O competidor de cavalos Cleiton Aguiar, de 32 anos, comentou a vibração que o rodeio transmite para o público. “É um esporte emocionante e radical ao mesmo tempo”, considerou.

No intervalo das competições foi uma promovida uma apresentação que divertiu o público, do chamado “motoqueiro animal”, além do adestramento clássico com o cavalo Mandarim – ganhador de concursos mundiais - feito pela amazona Lilian Carla, primeira e única adestradora de rédeas longas do Brasil. “Me apresentar para o público com o Mandarim mostra a qualidade do rodeio e a importância que o município fornece para a feira agropecuária”, comentou.

A universitária Jéssica Moraes, de 19 anos, moradora da Barra, afirmou que o rodeio foi a atração que mais chamou sua atenção no segundo dia da Exposição Agropecuária - Edição Especial 200 Anos. “Fiquei admirada com as apresentações e vou voltar amanhã (sábado)”, disse.

O rodeio continua na arena montada no Parque de Exposições, de sábado (27) a segunda-feira (29). A prefeitura fornece toda a estrutura para a festa em comemoração aos 200 anos do município. A secretaria de Saúde disponibiliza ambulâncias e UTIs móveis com profissionais de plantão; agentes de trânsito orientam os condutores; a Guarda Municipal fornece apoio à segurança, de responsabilidade da Polícia Militar e a Defesa Civil também está de prontidão durante o evento.



Fotos Relacionadas