Foto: Rui Porto Filho
O último roteiro a ser cumprido em 2014 será no dia 30 de novembro, levando os visitantes para conhecer ou rever o Solar dos Mellos, Palácio do Legislativo, Forte Marechal Hermes e Teatro Municipal
Lugares de Memória é um projeto que ganhou vida e forma na Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura (FMC), com parceria da Departamento de Turismo da FESPORTUR. Seguindo diretrizes do processo de Educação Patrimonial sua finalidade é trazer o sentido de continuidade, o sentimento de afeto, o reconhecimento e apropriação dos patrimônios culturais da cidade. Tornando acessível à população os lugares de relevância histórica, cultural e turística de Macaé, por meio de passeios guiados que acontecem no último domingo de cada mês. Já no seu primeiro ano, o projeto é um sucesso e está perto de alcançar a marca de 500 participações.
O projeto visa incentivar a transmissão dos valores culturais locais, buscando unir a ideia de preservação do patrimônio e seu potencial turístico, através da identificação dos pontos da memória e da história macaense. O roteiro inaugural deu partida no dia 23 de março deste ano, incluindo no tour a Praça Washington Luiz, Câmara Municipal (parte externa), Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, Forte Marechal Hermes, Igreja de Santana e sociedades musicais Lyra dos Conspiradores e Nova Aurora.
– Nosso patrimônio é único e o sentido de importância e da valorização é dimensionado por cada um de nós, cidadãos. O retorno da sociedade é o que faz o projeto engrandecer. Estamos chegando ao fim deste primeiro ano na condução do projeto com as metas positivamente alcançadas, contabilizando todos os passeios com os ônibus lotados pelos visitantes – festejou a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico e Cultural, Gisele Muniz.
O último roteiro a ser cumprido em 2014 será no dia 30 de novembro, levando os visitantes para conhecer ou rever o Solar dos Mellos, Palácio do Legislativo (antiga Câmara Municipal), Forte Marechal Hermes e Teatro Municipal. Até a última semana de outubro o projeto atendeu a um público de 480 pessoas. Desse total, 325 são visitantes que participaram dos passeios aos domingos, e os 155 restantes são alunos das escolas municipais, que embarcaram nos passeios das quartas-feiras. Após este último roteiro do ano, a visitação aos Lugares de Memórias retorna em março do ano que vem para dar continuidade ao projeto.
O Solar dos Mellos, Forte Marechal Hermes, Lyra dos Conspiradores, Nova Aurora, Palácio do Legislativo (antiga Câmara Municipal), Igreja de Santana e Teatro Municipal vão ganhar placas nomeando os lugares como Patrimônio Macaense, e que contém uma breve caracterização de cada espaço. A instalação será feita em dois dias. Na quarta-feira, o projeto receberá uma escola para participar do roteiro em que serão colocadas as placas na Lyra dos Conspiradores, Nova Aurora e na Igreja de Santana. No Domingo, serão instaladas no Solar dos Mellos, prédio da antiga Câmara Municipal, Forte Marechal Hermes e no Teatro Municipal.