Royalties podem ser trocados por oportunidades de empregos

29/06/2017 14:25:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Retorno da produção dos campos maduros traz resultados imediatos, diz prefeito

Para incentivar a geração de empregos, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, anunciou que abre mão de um percentual de royalties do petróleo proveniente da produção nos campos maduros da Bacia de Campos. A iniciativa visa contribuir para o retorno das atividades de diversas sondas que foram desativadas na região, após o desinvestimento da Petrobras. Segundo o prefeito, em reunião com empresários da cidade, nesta quarta-feira (28), o município seria recompensado com o fomento da economia.

Dr. Aluízio destacou, ainda, que a revitalização dos campos maduros é a medida, em curto prazo, para saída da crise econômica. Ele acredita que a perspectiva pode gerar um novo cenário para o retorno dos empregos já em 2018.

"Já tivemos diversas conquistas como a quebra do marco regulatório, retorno da agenda de leilões em setembro, flexibilização do conteúdo local e possibilidade de mudanças nos tributos do petróleo. Mas esses avanços são para uma expectativa de resultados em 2021. Já o retorno da produção de campos maduros traz resultados mais imediatos. Tudo depende apenas de uma questão contratual entre a Petrobras, que não tem mais interesse em investir nesses campos maduros, e fornecedoras, por meio de consórcios", explicou o prefeito.

Durante a apresentação, Dr. Aluizio destacou que a cidade obteve um déficit de 40 mil empregos formais nos últimos quatro anos. Com o retorno dos investimentos em campos maduros, caso dez sondas sejam reativadas, por exemplo, a expectativa é gerar 20 mil empregos. Os números representam 50% dos postos de trabalhos perdidos em Macaé.

"É possível mudarmos esse cenário se tivermos investimentos e tecnologias. Todos os gestores municipais do Estado do Rio de Janeiro estão unidos e vamos cumprir uma agenda em Brasília para incentivarmos esse projeto. Seja diretamente no petróleo, na hotelaria ou no comércio, a única forma do estado e o país saírem da crise é através de novos empregos", acrescentou Dr. Aluizio.

Clique aqui para assistir a entrevista do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio.