logo

Rua poderá ser aberta para desafogar trânsito no Centro

12/09/2005 18:12:21 - Jornalista: Janira Braga

O vice-presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Luiz Kanda, o secretário de Obras, Tadeu Campos, o chefe do escritório regional da rede ferroviária federal na região, Rui Fiúza, o consultor de trânsito, Sérgio Romero e o vereador Maxwell Vaz (PT), realizaram nesta segunda-feira (12) uma visita de inspeção técnica na antiga residência de via permanente, na estação de tráfego ferroviário no Centro. O objetivo foi verificar a possibilidade da construção de uma nova rua, para desafogar o trânsito naquela proximidade.

A idéia é construir uma nova via para ligar as ruas Alfredo Baker e Silva Jardim, cruzando a Euzébio de Queiroz. “A nova rua será mais uma opção de saída do Centro da cidade e vai interligar com a Linha Amarela e a Zona Sul do município”, explicou o secretário de Obras, destacando que com a nova rua, o acesso será mais rápido para os bairros.

O vice-presidente do Fumdec avaliou que hoje, o trânsito naquela proximidade fica estrangulado com as manobras de trem realizadas no pátio. “Por determinação do prefeito Riverton Mussi, estamos estudando essa nova via urbana”, disse Kanda, detalhando que a área onde a rua poderá ser aberta pertence à rede ferroviária federal, por isso, o chefe do escritório da rede na região foi acionado. A área tem cerca de 3,5 mil metros quadrados.

Já o chefe do escritório da rede ferroviária acenou positivamente a possibilidade da compra da área pela prefeitura. “Trata-se de uma área não operacional pertencente à rede ferroviária. Está dentro do planejamento da rede a realização de vendas para pagar passivos. Vamos fazer a avaliação do imóvel por meio da Caixa Econômica Federal e a partir do valor, damos prosseguimento às negociações”, disse.

Kanda também lembrou que está em estudo, junto com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), do Ministério dos Transportes, a transferência do pátio de manobras e da linha férrea das vias urbanas de Macaé.