Foto: Moisés Bruno
"Sábado com Mais Saúde” segue até abril
O Centro de Especialidades Dona Alba iniciou neste sábado (2) as atividades do projeto “Sábado com Mais Saúde”. Até o final deste mês de março, a programação, que acontece somente aos sábados, vai disponibilizar no local atendimento de cardiologia para os pacientes devidamente cadastrados e chamados pela equipe de Regulação, Controle e Avaliação, que estão na fila de espera.
Ao comparecer nesta manhã no espaço, o Prefeito de Macaé, Welberth Rezende explicou que a finalidade maior do projeto “Sábado com Mais Saúde” no Centro de Especialidades Dona Alba é zerar a fila de espera.
Também presente, a secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Pires Antunes esclareceu que a previsão é que o atendimento seja ampliado para os próximos meses para consultas das especialidades de otorrinolaringologia e oftalmologia, além de exames de imagem como ultrassonografia de abdome total, mamografia e transvaginal. Com o 'Sábado com Mais Saúde” os pacientes que são encaminhados por outras unidades de saúde e se encontram na fila de espera do “Dona Alba” devem apresentar no dia do atendimento documento com foto e cartão Sus.
“A expectativa deste sábado (2) é atender cerca de 200 pessoas. Já na próxima semana a previsão de atendimento é de 300 pacientes. A área de saúde é uma das prioridades do governo”, destacou.
A consulta com cardiologista no Dona Alba foi aprovada pelos pacientes convocados. Entre eles estava o senhor Gilson Reis, de 67 anos, que estava há um mês na fila de espera.
"O ideal é praticar exercícios, reduzir carboidratos (pães e massas), ter uma alimentação saudável -reeducação alimentar. Atendo n areião serrana um público que apresenta problemas cardíacos na faixa dos 50 aos 70 anos, mas o ideal é se prevenir, é ter cuidados paliativos", pontuou.
Da mesma opinião é Jorge Carlos Ribeiro, de 65 anos.
“Fui chamado na quarta para comparecer aqui. Sou atendido na unidade do Novo Cavaleiros, tenho quer ter cuidado com o coração. E fiquei satisfeito em ter esta oportunidade gratuita em um prazo rápido”, comentou.
Vale lembrar, que o projeto prossegue até o dia 6 de abril aos sábados, alternando as unidades por regiões administrativas. Além de orientações sobre o combate à dengue, a unidade aberta nesta data oferece outros serviços, como coleta de preventivo e atualização da carteira vacinal, garantindo a imunização de crianças e grupos específicos contra doenças como sarampo, rubéola, difteria, tétano e meningite, influenza, febre amarela, entre outros.
“Estava ansioso pelo atendimento com o cardiologista. Tenho diabetes e já recebo atendimento gratuito no Jardim Vitória. Fui chamado nesta sexta para comparecer no Dona Alba, lugar muito organizado. Gostei”, falou.
Vale lembrar, que através do projeto, a abertura de postos de saúde em diferentes regiões da cidade será feita a cada sábado até abril, sempre de 8 às 12 horas.
“Acho muito bom este projeto aos sábados. Eu fico na correria durante os dias da semana e fiz questão de comparecer para ver a questão de preventivo e vacina das crianças”, falou.