Sábado com mais Saúde: Dona Alba inicia atendimento com usuários cadastrados

Mar 2, 2024 3:53:00 PM - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

"Sábado com Mais Saúde” segue até abril

O Centro de Especialidades Dona Alba iniciou neste sábado (2) as atividades do projeto “Sábado com Mais Saúde”. Até o final deste mês de março, a programação, que acontece somente aos sábados, vai disponibilizar no local atendimento de cardiologia para os pacientes devidamente cadastrados e chamados pela equipe de Regulação, Controle e Avaliação, que estão na fila de espera.

Ao comparecer nesta manhã no espaço, o Prefeito de Macaé, Welberth Rezende explicou que a finalidade maior do projeto “Sábado com Mais Saúde” no Centro de Especialidades Dona Alba é zerar a fila de espera.


“A expectativa deste sábado (2) é atender cerca de 200 pessoas. Já na próxima semana a previsão de atendimento é de 300 pacientes. A área de saúde é uma das prioridades do governo”, destacou.

Também presente, a secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Pires Antunes esclareceu que a previsão é que o atendimento seja ampliado para os próximos meses para consultas das especialidades de otorrinolaringologia e oftalmologia, além de exames de imagem como ultrassonografia de abdome total, mamografia e transvaginal. Com o 'Sábado com Mais Saúde” os pacientes que são encaminhados por outras unidades de saúde e se encontram na fila de espera do “Dona Alba” devem apresentar no dia do atendimento documento com foto e cartão Sus.

O médico cardiologista Filipe Curty orientou que as pessoas tenham mais cuidado em relação à alimentação.

"O ideal é praticar exercícios, reduzir carboidratos (pães e massas), ter uma alimentação saudável -reeducação alimentar. Atendo n areião serrana um público que apresenta problemas cardíacos na faixa dos 50 aos 70 anos, mas o ideal é se prevenir, é ter cuidados paliativos", pontuou.

A consulta com cardiologista no Dona Alba foi aprovada pelos pacientes convocados. Entre eles estava o senhor Gilson Reis, de 67 anos, que estava há um mês na fila de espera.



“Fui chamado na quarta para comparecer aqui. Sou atendido na unidade do Novo Cavaleiros, tenho quer ter cuidado com o coração. E fiquei satisfeito em ter esta oportunidade gratuita em um prazo rápido”, comentou.

Da mesma opinião é Jorge Carlos Ribeiro, de 65 anos.

“Estava ansioso pelo atendimento com o cardiologista. Tenho diabetes e já recebo atendimento gratuito no Jardim Vitória. Fui chamado nesta sexta para comparecer no Dona Alba, lugar muito organizado. Gostei”, falou.

Vale lembrar, que o projeto prossegue até o dia 6 de abril aos sábados, alternando as unidades por regiões administrativas. Além de orientações sobre o combate à dengue, a unidade aberta nesta data oferece outros serviços, como coleta de preventivo e atualização da carteira vacinal, garantindo a imunização de crianças e grupos específicos contra doenças como sarampo, rubéola, difteria, tétano e meningite, influenza, febre amarela, entre outros.

Neste sábado o projeto também ocorreu ESF Engenho da Praia, ESF Jardim Franco, ESF Lagomar A/D, ESF Lagomar B/C e UBS Lagomar para contar com os serviços de saúde disponíveis como orientação dos agentes de combate à endemia sobre cuidados com foco ao Dia D Combate à dengue, entrega de cartilhas e atividades com a garotada, além de atendimento com fisioterapeuta, nutricionista e assistente social. Na ESF do Engenho da Praia, os moradores também tiveram oportunidade de participar de palestra sobre os temas nutrição, guia alimentar e cuidados com hipertensão.

Ana Queli Rodrigues, aproveitou este sábado (2) para levar os filhos Geremias, Ana Ruth e Ana Quesia para atualizar o cartão de vacinação.

“Acho muito bom este projeto aos sábados. Eu fico na correria durante os dias da semana e fiz questão de comparecer para ver a questão de preventivo e vacina das crianças”, falou.

Vale lembrar, que através do projeto, a abertura de postos de saúde em diferentes regiões da cidade será feita a cada sábado até abril, sempre de 8 às 12 horas.

Confira as datas e unidades abertas das próximas edições do projeto 'Sábado com mais Saúde':

Já no dia 09/03, as unidades ESF Barra/Brasília, ESF Fronteira A/B, ESF Nova Esperança A/B, ESF Nova Holanda A/B, Sala de vacina do Pronto Socorro Aeroporto (somente vacinação) e UBS Barramares estarão de portas abertas.

No dia 16/03, será a vez do atendimento nos locais ESF Aroeira, ESF Botafogo, Casa da Vacina (somente vacinação), ESF Centro, ESF Horto, ESF Imbetiba, ESF Malvinas A/C, ESF Malvinas B, ESF Morro de Santana, ESF Morro de São Jorge, ESF Virgem Santa e ESF Cajueiros.

Além disso, no dia 23/03, os moradores das regiões atendidas pelas unidades ESF Visconde, ESF Campo do Oeste, UBS Novo Horizonte, ESF Praia Campista, UBS Novo Cavaleiros e ESF Imboassica terão acesso aos serviços de saúde oferecidos.

E para finalizar, no dia 06/04, as unidades ESF Córrego do Ouro, ESF Frade, ESF Glicério e ESF Trapiche estarão abertas, assim como as unidades ESF Areia Branca, ESF Bicuda Grande, ESF Bicuda Pequena e ESF Sana.


Fotos Relacionadas