A unidade estará aberta para exames de ultrassonografia transvaginal
O Centro de Especialidades Dona Alba vai receber neste sábado (13) o "Sábado com Mais Saúde" a partir das 8h. No mutirão serão realizados cerca de 100 exames de ultrassonografia transvaginal aos pacientes devidamente cadastrados pela equipe de Regulação, Controle e Avaliação. Para o atendimento, o usuário deve apresentar documento com foto e Cartão SUS. O espaço funciona à Rua Governador Roberto Silveira, 108, no Centro da cidade. O objetivo do mutirão é reduzir ou zerar as filas desses pacientes, que são encaminhados por outras unidades de saúde e se encontram na fila de espera. Para o atendimento, devem apresentar documento com foto e Cartão SUS.
A programação já contou com atendimento de cardiologista e segundo a Secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Pires Antunes, a previsão é que seja ampliado nos próximos meses para consultas das especialidades de otorrinolaringologia e oftalmologia, e de exames de imagem como ultrassonografia de abdome total e mamografia, além da continuidade de transvaginal. Ela lembra que na última quarta-feira (10) foi iniciada uma força-tarefa de oftalmologia no Hospital de Olhos de Macaé, referência em oftalmologia, com aparelhos modernos, consultas e cirurgias de excelência. "A finalidade é reduzir a fila com registro de mil consultas para todos os pacientes que estão devidamente cadastrados na Regulação, Controle e Avaliação", explicou a secretária.
“Seguindo a proposta de melhor atender a população, neste sábado (13), serão realizadas 35 cirurgias de facoemulsificação (catarata), e, no domingo (14), a previsão é também realizar mais de 35 cirurgias no Hospital São João Batista”, ressaltou Natália.
Em Macaé, o projeto 'Sábado com Mais Saúde' foi iniciado no dia 24 de fevereiro nas unidades de Estratégia Saúde da Família da Ajuda, do Aterrado, do Bosque Azul e a Unidade Básica de Saúde do Imburo, que oportunizaram orientações de combate ao Aedes aegypti e atualização da carteira vacinal, garantindo a imunização de crianças e grupos específicos contra doenças como sarampo, rubéola, difteria, tétano e meningite, influenza, febre amarela, entre outras, seguindo os demais sábados em outras unidades de ESFs, além dos mutirões no Dona Alba.