Foto: Janira Braga
Neste sábado, unidades de saúde UBS Barramares, ESF Barra/Brasília, ESF Fronteira A/B, ESF Nova Esperança A/B, ESF Nova Holanda A/B, sala de vacina do PSA, além do Centro de Especialidades Dona Alba a
As unidades de saúde UBS Barramares, ESF Barra/Brasília, ESF Fronteira A/B, ESF Nova Esperança A/B, ESF Nova Holanda A/B, sala de vacina do PSA, além do Centro de Especialidades Dona Alba promoveram neste sábado (9) o Sábado com Mais Saúde, das 8 às 12 horas. Dessa vez, o principal foco das atividades foi a prevenção e combate às arboviroses chikungunya, dengue, e zika.
De acordo com a Gerente de Atenção Básica, Luzia Santana, o Centro de Especialidades Dona Alba foi exclusivo para atendimento de cardiologistas de pacientes com agendamento marcado.
A paciente Mercês Menezes foi ao Centro de Especialidades Dona Alba neste sábado cuidar de sua saúde cardiovascular.
"A abertura do Centro de Especialidades Dona Alba neste sábado, assim como no sábado passado, ajuda a dar vazão à fila de espera das pessoas cadastradas e chamadas pela equipe de Regulação, Controle e Avaliação. Estamos trabalhando para garantir que todos tenham acesso à saúde de forma rápida e eficiente, e essa iniciativa é um passo importante nesse processo", comentou.
Para Luiz Brás Mosquini, a iniciativa permite que haja mais flexibilidade no atendimento à saúde.
"A abertura aos finais de semana é de extrema importância para quem possui uma rotina agitada durante a semana e não consegue se consultar em horário comercial”, afirmou.
A professora Célia Girard e a merendeira Heloísa Esteves também compareceram ao Dona Alba. “Vindo ao sábado, não perco o dia de serviço”, frisou Célia. “Com isso, mais pessoas podem ter acesso à assistência”, apontou.
“Fico muito grato pela atenção e pelo cuidado, espero que essa iniciativa perdure e beneficie ainda mais pacientes", expressou.
UBS Barramares disponibiliza coleta de preventivo e orientação odontológica
"Fui bem acolhida pela equipe de profissionais, que me atendeu com cuidado e atenção durante todo o processo", enalteceu.
O secretário de Saúde, Alexandre Cruz, assinalou que as ações aos sábados são uma forma de dar mais suporte à população para manter a saúde em dia e garantir uma melhor qualidade de vida.
“A coleta de preventivo e os testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis são essenciais para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, enquanto a atualização da caderneta de vacinação é fundamental para manter a imunização em dia”, detalhou.
A gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, frisou a importância da iniciativa em promover a conscientização e a prevenção de doenças, além de incentivar hábitos saudáveis na população. Elenice acentua que a adesão da comunidade tem sido muito positiva e que as atividades e serviços oferecidos estão sendo bem recebidos pelos participantes.
“É fundamental que a comunidade esteja engajada nessas iniciativas e participe ativamente das atividades promovidas pelas unidades de saúde”, pontuou, ressaltando a importância da iniciativa para a atualização vacinal, a prevenção de doenças e a promoção da saúde.
Confira as próximas datas e locais
“Agradecemos a todos os envolvidos na organização e reforçamos que o Sábado com Mais Saúde segue até o dia 6 de abril, proporcionando mais oportunidades para atualização da carteira vacinal”, observou.