Sábado é dia de combate a dengue

17/11/2006 15:54:37 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A campanha Dia D Contra a Dengue será realizada, neste sábado (18), em todo o país. "Não esqueça. A dengue se combate todo dia” é o slogan deste ano. A estratégia, de acordo com o secretário de Saúde de Macaé, o médico Fernando Diogo, é fazer uma grande mobilização de toda a sociedade na luta contra o aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Segundo a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Cristina Pereira, cerca de 100 pessoas estarão mobilizadas, promovendo ações de orientação e prevenção contra a doença. Os agentes de endemias farão visitas domiciliares para verificar a presença de possíveis focos do mosquito. Já a equipe de Educação em Saúde ficará nos terminais rodoviários, calçadão e na praça Veríssimo de Melo, orientando e distribuindo material informativo.

O secretário lembra que as ações de prevenção são feitas durante todo o ano, mas com a proximidade do verão, período de maior reprodução do mosquito da dengue, é intensificado o controle de focos do vetor da doença.

Para combater a dengue, a secretaria de Saúde conta com um exército de 80 agentes de endemia, carro UBV (fumacê), máquina profog, equipamentos de aerosystem (pulverização domiciliar) e máquina pulverizadora de bueiros. Além disso, a população conta com o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175.

Na próxima semana, a campanha estará nas escolas do município. Os alunos receberão os agentes de endemias para, de forma divertida e informativa, conhecerem as medidas preventivas de combate ao mosquito.


Dicas

* Deixe tampadas as caixas, poços, tonéis e outros depósitos de água.
* Não deixe água parada em pratos de plantas, coloque areia ou lave-os com escova duas vezes por semana.
* Esvazie garrafas e guarde sempre de boca para baixo e em local coberto.
* Limpe as calhas e laje de sua casa. Se tiver piscina, lembre-se de que a água deve estar sempre bem tratada.
* Não deixe pneus jogados a céu aberto. Eles podem acumular água da chuva tornando-se um dos locais preferidos do mosquito da dengue.
* Lave os bebedouros de aves e de animais com uma escova ou bucha pelo menos duas vezes por semana e troque a água todos os dias.
* Jogue no lixo tudo o que possa acumular água, como copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e outros.
* Nunca jogue lixo em terrenos baldios. Observe no seu bairro se há terrenos com latas, pneus e recipientes plásticos e avise ao CCZ.