Foto: Juranir Badaró
Cidade Universitária disponibiliza acadêmicos para fazer imposto de renda de forma gratuita neste sábado
Se este ano o projeto de atendimento gratuito para a declaração do imposto de renda na Cidade Universitária já facilitou a vida de muitas pessoas para ficarem em dia com o leão, a partir de 2014 será ainda melhor, porque a meta é ampliar e levar o atendimento às comunidades, em parceria com associações de moradores e apoio da prefeitura. Este sábado (27) é o último dia para os interessados receberem o atendimento, das 9h às 16h, na Secretaria Acadêmica.
A iniciativa é do Departamento de Administração e Ciências Contábeis da UFF (campus Macaé) e o contribuinte sai na hora com a declaração e o recibo impressos. As informações foram passadas pelo professor Roberto Pires, da UFF. Ele lembrou que o trabalho foi programado para este mês, sempre aos sábados, com preenchimento e orientação sobre a Declaração de Ajuste do Imposto de Renda da Pessoa Física, ano calendário 2012.
- O objetivo é que os cidadãos que têm dificuldade de acesso às informações e à Internet possam fazer a sua declaração com segurança e sem pagar nada por isto - explicou Pires. Segundo ele, o projeto beneficia também os funcionários da Cidade Universitária e seus familiares. O atendimento faz parte do projeto de extensão acadêmica à comunidade, com atuação de alunos do terceiro período do curso, orientados por professores.
São 30 universitários voluntários que passaram por treinamento em março para conhecerem os procedimentos de atendimento e o trabalho valerá como carga horária de estágio. As pessoas que quiserem fazer a declaração devem comparecer com os seguintes documentos, originais e cópias: identidade, CPF, título de eleitor e a última declaração, referente a 2011, caso tenha feito. Quem apresentar declaração retificadora deve levar também a cópia da original ou o seu número.
O prazo final da Receita Federal para a declaração 2013 é até o próximo dia 30 e são obrigadas a declarar as pessoas que receberam acima de R$ 24.556,65 no ano de 2012. O imposto de renda é uma contribuição do cidadão aos cofres públicos, que retêm uma porcentagem dos salários e rendimentos dos trabalhadores todo mês. Quem não declarar o imposto dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa, cujo valor mínimo é de R$ 165,74, e pode chegar a 20% do total do imposto devido.