Foto: Bruno Campos
O programa proporciona contato com a fauna e flora da região
Um clima que alia natureza, harmonia, educação ambiental e integração dos servidores municipais e familiares. Assim pode ser definido o programa “ Sábado em Natureza”, que foi iniciado neste sábado (05), no Parque Municipal Atalaia. A programação que segue até o último sábado deste mês é uma comemoração ao Dia do Servidor, cuja data alusiva é o próximo dia 28. A área é localizada entre os distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro, a 27 quilômetros do Centro do município.
O programa tem como uma das propostas não apenas socializar servidores e familiares, mas levar informações quanto ao Parque Atalaia, cenário de muito verde com aproximadamente 235 hectares, que visa à preservação do ecossistema de Mata Atlântica e dos mananciais hídricos.
Além de oferecer a oportunidade de conhecer melhor o Parque Atalaia, o evento organizado pela Prefeitura de Macaé socializou servidores de diversas secretarias operacionais. Todos eles tiveram direito a transporte gratuito e café da manhã especial. Já na ida para o espaço, os visitantes também fizeram parte de sorteios de brindes, motivo que reforçou a aproximação dos visitantes, que contaram com apoio dos funcionários da Secretaria de Administração.
Uma delas foi a servidora Jaqueline da Silva Mesquita. Acompanhada pelo marido Jailson da Silva Ferreira e do filho João Pedro Ferreira Mesquita, ela foi uma das servidoras que ganhou brinde. Satisfeita, a recepcionista da secretaria de Mobilidade Urbana disse que não pensou duas vezes na chance de conhecer o Parque Municipal Atalaia. “Este é um sábado especial para toda minha família. Sei que o parque é lindo. A recepção da coordenação está de parabéns. Conheci várias pessoas e estou aprendendo mais sobre a natureza para repassar para o meu filho”, conta.
Muito animadas, as amigas Leandra da Silva e Rosimari de Barros não escondiam o contentamento. “Fiz questão de me inscrever no passeio. Também vou participar do dia da Transformação. Estas são oportunidades de conhecer lugares novos e também cuidar do visual”, falou Leandra.
A programação foi marcada por palestra socioambiental. Na ocasião a equipe de biólogos, que atua no Parque Atalaia destacou temas como biodiversidade, unidade de conservação, acidentes e crimes ambientais, além da fauna e flora do local, que
foi criado em 1995.
Na palestra, o coordenador do Parque Municipal Atalaia, Alexandre Bezerra de Souza, agradeceu o apoio das secretarias de Administração, Ambiente, Limpeza Pública, Defesa Civil, do Interior e do Gabinete do Vice-Prefeito. “Estamos satisfeitos com a parceria deste programa. O Parque Municipal Atalaia merece ser mais reconhecido pela população. O local atua em prol da preservação da biodiversidade e do manancial hídrico, além do apoio à pesquisa científica”, disse.
Alexandre Bezerra lembrou ainda, que neste programa todos terão a oportunidade de melhor conhecer a realidade do parque, uma unidade de conservação de proteção integral com pesquisas científicas e atividades de educação ambiental. Além disso, conta com Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Silvestres, refeitório, alojamento científico e sede administrativa.
Já durante o passeio, os participantes da visita percorreram trilhas guiadas pelo guia de turismo do parque, biólogos, equipe da Defesa Civil e guardas ambientais. Eles também foram até o Mirante, espaço alvo de elogios dos visitantes.
Entre eles estavam a servidora Adriana Mota e a filha Nathália Mota, de 8 anos.Ambas não deixavam de observar nenhuma espécie da Mata Atlântica e de prestar atenção nas informações. “Tudo aqui é lindo. Nunca vou esquecer este lugar. Quero voltar aqui mais vezes, e se possível trazer mais pessoas da minha família”, contou a telefonista, que fazia questão de fotografar a filha em vários pontos do parque.
Atalaia
Com três mil hectares de Mata Atlântica, o Parque Municipal Atalaia conta com a atuação de três biólogos, um técnico em turismo e seis guardas ambientais. A área de Proteção Integrada conta com uma rica fauna onde podem ser encontrados macaco prego,cachorro do mato, quatis, papagaios e aves como chibante e gavião. O local também reserva belas cachoeiras. São elas; Cachoeiras do Salto, Escorpião e da Fortuna.
O espaço promove ainda educação ambiental, pesquisa científica, compostagem (aproveitamento de resíduos orgânicos para produção de adubo) e cinema ambiental nas tardes de sábados.
O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas, sem agendamento prévio para famílias.
Para agendar uma visita, basta enviar e-mail para o endereço eletrônico sema@macae.rj.gov.br, em caso de grupos. Os telefones para contato da secretaria de Ambiente são (22) 2796-1280/27961380/2759-9487.
Mais ações
Para comemorar o mês do Servidor Público, a equipe do Cemeaes promove a partir desta segunda-feira (7) atividades diversificadas ligadas à saúde. A ação segue até o próximo dia 31, no térreo da Galeria Macaé Fashion, na Avenida Rui Barbosa, 275, Centro, das 8h às 18h. Os servidores municipais vão participar de palestras sobre diversos assuntos, massagens relaxantes e exercícios de ginástica laboral.
Ainda em alusão ao Dia do Servidor Público, entre os dias 14 e 31, a secretaria de Trabalho e Renda vai promover o projeto “Momento de Beleza”, das 9h às 19h. O “Dia da Transformação” vai acontecer na sede do órgão situado na Rua Doutor Télio Barreto, 28, no Centro. Na ocasião as servidoras terão tratamento de beleza com profissionais como manicure, podólogo e cabeleireiro. A ação também será voltada para homens, com corte de cabelo e barba.