Conceituado evento voltado ao turismo, o Salão do Turismo é parte de uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de produtos turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, lançado pelo Governo Federal em abril de 2004. Essa ação de âmbito nacional pretende reforçar a importância desse novo modelo de gestão da atividade turística baseado na competitividade e na inclusão social.
O evento, que acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo e tem o objetivo de apresentar, promover e incentivar a organização e comercialização dos Roteiros do Brasil.
A Feira de Roteiros, módulo estruturante do Salão, nesta segunda edição, mostrará os resultados gerados a partir da implantação do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, além dos obtidos com a primeira edição do evento. Cada Unidade da Federação apresentará em seus estandes os roteiros que foram ou estão sendo desenvolvidos por intermédio do Programa.
Como na primeira edição, as Unidades da Federação estarão dispostas por Macro-regiões, onde serão promovidos e comercializados os novos roteiros turísticos, assim como os representantes governamentais de âmbito municipal e estadual deverão também apresentar sua política de desenvolvimento, dando ênfase aos projetos e as ações voltadas para a Regionalização do Turismo. Neste espaço também estará o estande institucional do Ministério do Turismo e demais ministérios e instituições parceiras do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, complementando a relação público-privada da Feira de Produtos.
O público-alvo do Salão são gestores públicos, micro e pequenos empreendedores, profissionais do setor, operadores e agentes de viagem, profissionais da imprensa, pesquisadores, professores, estudantes, e especialmente, público em geral.
Prefeitura de Macaé marcará presença no evento através da MacaéTur
Macaé, com suas belezas naturais, estará ao evento que acontece de 2 a 6 de junho em São Paulo. Os atrativos foram agrupados em roteiros que incluem a região serrana, praias e monumentos históricos de Macaé, uma cidade cujo desenvolvimento pode ser notado pela implantação da rede hoteleira, com hotéis de nível internacional, gastronomia variada, além de companhias aéreas, locadoras de veículos, agências de viagens e outras vantagens para agradar o turista.
O município está inserido no roteiro Costa Sol, juntamente com Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Quissamã. O potencial turístico de Macaé e dos outros municípios da região e serão mostrados com o tema "Conheça a Costa do Sol - Vista o nosso clima". O objetivo é divulgar o desenvolvimento do setor.
A pretensão de Macaé durante o evento é mostrar um roteiro abrangente, já que as praias não são os únicos atrativos da região. "A região serrana de Macaé, além das belezas naturais, é perfeita para diversas práticas de esportes radicais, caminhadas ecológicas e belíssimas cachoeiras, enfatizou o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi Filho, acrescentando ainda que a Costa do Sol foi fortalecida com o turismo de negócios, feitos por executivos que atuam na área do petróleo.
De acordo com o secretário estadual de Turismo, Sérgio Ricardo de Almeida, as regiões turísticas serão reunidas em grupos com afinidades temáticas e vocacionais semelhantes e complementares, com qualidade para competir no mercado internacional. "O Estado do Rio tem uma grande diversidade cultural e variedade de atrativos. Está sendo difícil resumir tudo que cada região oferece. Estamos decididos a competir de igual para igual no mercado internacional", disse.