logo

Salas de aula das escolas da rede municipal terão novidades em 2012

07/02/2012 08:48:53 - Jornalista: Carlos Fernandes

No retorno para o ano letivo de 2012, os alunos e professores da rede municipal de ensino de Macaé encontraram salas de aula diferentes de quando entraram de férias. Entre as novidades estão os quadros brancos, que estão sendo entregues pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, nas unidades de ensino para instalação. Outra inovação para este ano é o Projeto Piloto de Climatização das Escolas que, inicialmente, será realizado em duas unidades de ensino.

No caso dos quadros brancos, foram adquiridos 985 no total para a instalação nas salas de aula. Destes, mais de 600 já foram entregues e a previsão é de que todos estejam nas escolas ainda na primeira quinzena de fevereiro. Além dos quadros, todos os professores da rede municipal de ensino receberam kits para quadro branco, com pilot, tinta para carregar pilot, apagador e líquido para limpar o quadro, durante o Encontro Municipal de Educação.

O quadro branco pode ser considerado uma evolução do quadro negro, já que para escrever neste quadro usa-se um marcador especial, que é apagado facilmente, sem produzir poeira. Esta é uma das maiores reclamações dos professores e até mesmo de alunos, já que muitos são alérgicos ou possuem problemas respiratórios.

Climatização – Com o Projeto Piloto de Climatização das Escolas, os alunos do Colégio Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro, e do Colégio Municipal Raul Veiga, em Glicério, terão mais conforto ao estudarem em salas com clima controlado. Isso porque a prefeitura já realizou o processo de licitação para instalar aparelhos de ar-condicionado nas duas unidades de ensino situadas na região serrana, que foram escolhidas para permitir a avaliação para possíveis ajustes no projeto.

O secretário de Educação, Guto Garcia, explica que a climatização das salas é mais uma forma de permitir que professores e alunos tenham melhor rendimento em sala de aula: “O projeto de climatização visa instalar aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula do município, mas vamos iniciar com este projeto piloto no Pedro Adami e no Raul Veiga. A intenção é começar pelas escolas da serra e depois continuar na área urbana de Macaé. Temos certeza de que a climatização terá grande influência no aproveitamento dos alunos”.