Trabalho dos monitores já apresenta bons resultados: em dois anos, não foi registrado nenhum acidente grave.
Principal ponto turístico do distrito do Sana, na região serrana de Macaé, as cachoeiras do vale do Peito do Pombo há dois anos são monitoradas pela equipe da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur) com a parceria da Associação de Moradores e Proprietários do Peito de Pombo (AMOPPP). Só neste feriado de Carnaval, foram registrados 6.811 visitantes, com apenas sete resgate feitos pela equipe de monitores.
- Ao todo são 12 monitores que atuam no Sana. Eles desempenham papel fundamental na orientação, controle e proteção dos turistas principalmente na prevenção de acidentes. Outro fator relevante no trabalho é a preservação e conservação dessa área tão importante para o desenvolvimento do turismo na região. Até o final do verão, esperamos um grande movimento no circuito das cachoeiras, informou Izabel Araújo, que faz parte da equipe da Fesportur.
O acesso às cachoeiras do vale do Peito do Pombo foi melhorado, recebendo ampliação e sinalização. Para a cachoeira do Escorrega, a primeira do circuito, foi feita uma trilha especial para cadeirantes. Em 2011, as cachoeiras receberam 52.775 turistas, apenas 21 ocorrências, que necessitaram da intervenção dos monitores: pelo segundo ano consecutivo não houve acidentes graves ou fatais.