logo

Sana Inaugura Feira da Integração em junho

30/05/2006 15:26:15 - Jornalista: Mário Sérgio Santos

A comunidade do Sana, em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaé, através das secretarias municipais e fundações, organiza a criação da Feira de Integração do Sana. A inauguração será no dia 14 de junho. A iniciativa partiu dos moradores do distrito que, em reunião com o prefeito Riverton Mussi, solicitou a colaboração do poder público na orientação para organizar uma feira cultural com atrativos da região, para valorizar os artistas locais, artesãos, entre outros. A princípio a feira acontecerá aos sábados das 14h às 22h, e aos domingos, das 9h às 17h, na Casa de Cultura Emílio Gato.

A secretaria municipal de Trabalho e Renda vem se reunindo com os moradores do distrito, na Casa de Cultura, num trabalho de integração entre comunidade e comércio local (pousadas, restaurantes, camping, lojas, etc). Os próximos encontros estão marcados para os dias 02 e 05 de junho, às 14 horas. O primeiro terá participação da secretaria de Trabalho e Renda, Fundação Macaé de Cultura, Vigilância Sanitária, Fundação Municipal de Agricultura e Pesca e da Associação de Pousadas e Hotéis. Na oportunidade, serão cadastrados os participantes da feira e terá apresentação dos produtos a serem comercializados. Também será avaliado o padrão de identificação e qualificação por órgãos competentes. A segunda reunião será para definição dos critérios de barracas e ornamentação.

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, diz estar contente com a iniciativa da comunidade, uma vez que a secretaria realiza trabalho efetivo com a comunidade local. Segundo ele, a feira é resultado de uma das ações apresentadas nos cursos ministrados sobre a Geração de Trabalho e Renda, inclusos no Plano de Desenvolvimento da Região do Sana. Bogado acrescenta que a iniciativa partiu da própria comunidade que está se organizando para um turismo sustentável.

Participaram também da reunião Robério Fernandes Dias (Assessor Técnico); Maria Amélia Neves Gonçalves (Coordenadoria de Projetos) e Dilma Barros Simões (Pedagoga) e Rosalvo F. G. Júnior (Assessor de Planejamento da Fundação M. de Cultura).

Para Marilene Costa de Araújo, conhecida como Leninha, Arteterapeuta e proprietária do Camping Jatobá, residente no Sana há 12 anos, a Feira de Integração é importante para ajudar a mudar a imagem do distrito e vem aumentar a alto estima e valorização da cultura local. Segunda ela, a idéia já existia, como também, uma ação em conjunto para a criação de concursos nas escolas e comunidade, sobre os símbolos do Sana; a valorização dos trabalhos das Quituteiras da região, dos músicos locais e artesãos, gerando uma identidade única entre os nativos e moradores.