logo

Sana receberá agência do Macaé Facilita dia 13

08/11/2007 16:56:43 - Jornalista: Equipe Secom

Uma boa notícia para os 1.532 moradores do Sana. As secretarias especiais de Desenvolvimento Social e Humano e de Finanças inauguram a agência do Macaé Facilita do Sana, no dia 13 de novembro, às 17h, no centro do distrito. Na solenidade, o prefeito Riverton Mussi entregará à comunidade a agência de serviços e crédito municipal, com o objetivo de oferecer orientações para quem atua no mercado informal e deseja investir no negócio próprio. O município já mantém agências na Barra de Macaé e em Córrego do Ouro.

A agência do Sana oferecerá serviços de crédito destinados ao servidor municipal e ao empreendedor popular para aquisição de material de construção e de computadores; para agricultura familiar; além de receber IPTU e emitir carteira de trabalho, alvará e certidões negativas de tributos. No espaço, também acontecerão cursos de capacitação empresarial e será possível solicitar parcelamento de débitos como ISS e IPTU.

Segundo o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, a agência do Sana trará melhorias na qualidade de vida da comunidade, além de proporcionar mais agilidade e comodidade. “Agora o morador do Sana terá um terminal eletrônico do banco Itaú para auxiliar no pagamento de contas. Aproveito para ressaltar que quarta-feira (7), uma equipe do Itaú esteve lá para promover abertura de contas bancárias, o que será uma ação rotineira da instituição”, declara o secretário.

Jorjão acrescenta que a população não precisará mais deslocar-se até Macaé ou Casimiro de Abreu para acessar serviços de legalização de pequenas empresas e confecção de carteiras de trabalho, por exemplo. A agência do Macaé Facilita oferece serviços ligados às secretarias especiais de Desenvolvimento Social e Humano e de Finanças; secretarias executivas de Indústria e Comércio, do Interior, dos Direitos da Mulher, de Meio Ambiente e de Trabalho e Renda; e Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape)

Como 6º distrito de Macaé, o Sana é considerado um paraíso ecológico, e foi decretada Área de Proteção Ambiental (APA), em janeiro de 2002. Situa-se num vale cercado de montanhas com mais de 1000m de altura, e fica a 165 km do Rio de Janeiro. Com um clima agradável, paisagem paradisíaca e abundância de água, a qualidade das belezas naturais atrai visitante durante todo o ano. Nos feriados prolongados e nas férias, o movimento aumenta bastante.

A maior parte da população concentra-se no Arraial do Sana, onde também estão, aproximadamente, 30 pousadas, 70 estabelecimentos comerciais, postos de saúde, escolas municipais, dentre outros, segundo recente pesquisa feita pelo Programa Macaé Cidadão. O acesso é feito tanto por Casimiro de Abreu ou pelo distrito do Frade, distante cerca de 12 km do centro do Sana.