logo

Sana será alvo do Programa Difusão Metrológica

01/06/2007 14:37:51 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia vem implementando, desde o início de maio de 2007, o Programa Macaé de Difusão Metrológica que consiste na calibração voluntária das balanças presentes nos estabelecimentos comerciais do município. Vários estabelecimentos em Macaé já foram visitados através do projeto e nesse fim de semana será a vez do distrito do Sana receber os certificados emitidos durante a semana anterior, através da visita dos técnicos do IMMT para fazer a verificação.

– A idéia tem como base uma regulamentação legal do INMETRO, através da portaria de 236 de 1994, que determina que todos os instrumentos de pesagem sejam controlados metrológicamente assegurando a confiança na leitura dos números –, comenta o presidente da autarquia, Guilherme Jordan.

Seguindo esse direcionamento, o IMMT vem visitando diariamente padarias, açougues, restaurantes de comida a peso, mercados e mercearias, realizando um trabalho sem precedentes a nível público, através da certificação desses instrumentos.

– Essa é uma ação muito importante não só por garantir a qualidade do relacionamento comercial entre consumidor e proprietário, mas pela vertente de conscientização dos direitos de cada um. É um trabalho de cidadania –, destaca Jordan, enfatizando que a calibração das balanças determina que o peso registrado no relógio de marcação dos instrumentos está correto, com referência aos padrões do INMETRO.

A meta do projeto é rastrear todos os estabelecimentos do município até início de 2008, levando a cultura metrológica à população. Para isso, é importante que tanto os consumidores quanto os comerciantes sejam esclarecidos da importância dessa ação. Cabe à população cobrar e conferir o selo de calibração das balanças durante suas compras e, ao comerciante, checar pelo menos uma vez por ano seus equipamentos, através de uma instituição autorizada pela INMETRO.

O presidente do IMMT estará no programa Bairro Cidadão do Sana entregando esses documentos para os donos dos estabelecimentos que, a partir de agora contam com um diferencial em seus serviços: mais confiança e credibilidade. Os técnicos do IMMT também estarão disponíveis no Sana para esclarecimento de dúvidas, além do trabalho de certificação dos aparelhos de pressão arterial da população local.

Os estabelecimentos que desejarem calibrar suas balanças através do Programa podem entrar em contato com o IMMT através do telefone: 22 2791 3871.