Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas estarão, na próxima quarta-feira (18), por conta da reunião científica mensal da terapia intensiva do Hospital Público Municipal (HPM) e Hospital da Unimed. O encontro na área científica com a temática “SARA – Síndrome da angústia respiratória do adulto – Ventilando sem machucar”, acontece no auditório da Associação Médica de Macaé, a partir das 20h.
Segundo o presidente do Centro de Estudos, o médico Joel Tavares Passos, o palestrante, deste mês, é uma das maiores autoridades em ventilação mecânica do Rio de Janeiro, o médico Felipe Saddy, coordenador de ventilação mecânica dos hospitais Pró Cardíaco e Copa D’or. O moderador do encontro será o médico do STI do HPM, Fernando Siqueira Baptista, e os debatedores, a pneumologista da UTI do HPM, Cláudia Magaldi e o médico da UTI do HPM e Unimed, Gleison Marinho Guimarães.
Joel Tavares explica que a ventilação mecânica consiste em respiradores artificiais que suprem as necessidades respiratórias dos pacientes que estão impossibilitados de exercer de maneira natural a função respiratória. Ele cita como exemplo: durante um acidente automobilístico o paciente sofre um traumatismo craniano e ou toráxico e fica impossibilitado de respirar espontaneamente, usando a respiração artificial para manter as funções de oxigenação até que o paciente recupere esta função.
- Hoje, há maior preocupação com a segurança do paciente, utilizando técnicas que anulem dentro do possível os efeitos colaterais de uma ventilação mecânica, daí a importância do tema ser debatido, principalmente, num hospital de trauma, onde os pacientes com estas patologias são muito comuns - diz Joel Tavares Passos.
Os interessados podem se inscrever pelo telefone (22) 2773-0061 ramal 220 com Liliane ou pelo site da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br).