logo

Sarau Pedagógico do Ensino Religioso faz sucesso na rede municipal

10/11/2011 09:53:57 - Jornalista: Joice Trindade

“Na minha escola paz se faz assim”. Esta foi a idéia central do projeto I Sarau Pedagógico do Ensino Religioso, lançado na tarde, de quarta-feira (9), no auditório da Cidade Universitária. Mais de dez unidades da rede municipal de ensino participaram da programação que envolveu estudantes 1º ao 5º anos de escolaridade da área central e localidades distantes. O próximo evento será realizado na próxima quarta-feira (16), das 14h às 17h.

O Sarau Pedagógico foi marcado por apresentações de painéis que enfatizaram valores como doação, carinho, paz, fé, honestidade, sabedoria, carinho e respeito. A programação foi idealizada pela coordenação do Ensino Religioso da Prefeitura de Macaé que, por meio da Secretaria de Educação, adotou o Ensino Religioso desde 1996, seguindo a determinação da lei 9394/96, através do artigo 33.

Durante o evento, alunos, pais e responsáveis e educadores tiveram oportunidade de apreciar os painéis, além das apresentações de teatro, capoeira corais, esquetes sobre temas como a “Importância do Livro” e “Educação com próximo”, dança e declamações de poemas produzidos pelos alunos durante as aulas no decorrer deste semestre letivo.

Para a coordenadora do Ensino Religioso na rede municipal, Lúcia de Menezes, a programação superou as expectativas. “Pudemos observar o empenho dos professores que trabalharam o projeto de forma integrada a outras disciplinas e, sobretudo, dos estudantes que ensaiaram e capricharam nas atividades. O mais importante é educar a partir dos valores, que possibilita o florescimento das relações morais e éticas”, disse.

O Sarau Pedagógico do Ensino Religioso incentivou algumas unidades a desenvolverem outros projetos pedagógicos, voltados para cidadania e virtudes. A Escola Municipal Lions foi uma delas. A escola está trabalhando através da Linguagem de Sinais (Libras) aliada a temas ligados a valores, principalmente com os estudantes da Educação Inclusiva.

- Esta foi uma ótima oportunidade para destacarmos respeito, diferenças e semelhanças. Com certeza, no próximo ano letivo estaremos voltados para enfoques como “Um olhar para a diversidade”, disse a diretora adjunta Ediana Azevedo.

Acompanhada dos alunos Ana Júlia Gomes, 6 anos, e Tauãn Santos de Oliveira, 5 anos, a diretora afirmou que o “Sarau Pedagógico” foi uma forma de interar a garotada e enaltecer o potencial de cada uma. O menino Tauã é um deles. “Pintei um desenho que fala de amor. E gostaria que todo mundo tivesse amor, não brigasse”, contou.

O programa, que foi a culminância dos trabalhos executados em sala de aula, serviu para integrar a comunidade escolar. Prova disso, foi a presença da dona de casa Maria Isabel Mendonça, uma das que fizeram questão de assistir. “Meu filho Tiago Bogado tem 8 anos e todos os programas que visam o combate à violência e o respeito ao próximo são maravilhosos”, observou a moradora do Altos dos Cajueiros.

Todas as unidades da área central e da Serra contam com o ensino religioso. Para integrar o ensino aos conteúdos, a equipe Secretaria de Educação promove cursos de Formação Continuada nos horários de atividade.

Uma das escolas mais distantes que participou foi a São Sebastião dos Quarenta. A unidade situada no Imburo levou cerca de 10 alunos para encenar a peça “Sabedoria do Salomão”. De acordo com a professora orientadora Rita Santos, assuntos como disciplina, afeto, respeito e gentileza serão abordados em toda a escola não apenas neste semestre. “A coordenação do Ensino Religioso está de parabéns. Estamos motivados”, salientou. O projeto mudou a rotina de alguns alunos . “Sempre quando puder vou pedir desculpas e falar muito obrigada”, afirmou a aluna-atriz Marlene Cosme, de 11 anos.