logo

Saúde abre Mutirão de Fisioterapia e Reabilitação

02/08/2022 17:07:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Rui Porto Filho

Cerca de dois mil atendimentos serão realizados até o dia 19

Começou nesta segunda-feira (1º), o primeiro Mutirão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde. A ação, que prosseguirá até o dia 19, prevê cerca de dois mil atendimentos. Desses, 900 aproximadamente, na sala de fisioterapia do Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho.

A iniciativa tem a meta de reduzir o tempo de espera para atendimento. Além de fisioterapia, o mutirão inclui os serviços de audiometria, acupuntura e auriculoterapia. Fora isso, a Secretaria de Saúde, a partir desta quarta-feira (3), passa a adotar novo protocolo de atendimento nestas especialidades.

O novo protocolo consiste na ampliação dos atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares/Barreto, localizada na rua Raul Seixas, no bairro São José do Barreto; e em muitas das unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), incluindo todas as da Região Serrana. A partir da implementação do novo protocolo, os pacientes poderão fazer fisioterapia e reabilitação, salvo indicação de profissional de saúde, em unidades próximas as suas residências.

Outra novidade deste protocolo é a realização de triagem para encaminhamento a atendimento nas praças da cidade e no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em parceria com a Secretaria de Esportes.


“Estamos dando continuidade aos mutirões da Saúde. Damos início ao mutirão de fisioterapia e reabilitação e quero agradecer a todos os profissionais que se dispuseram, neste momento tão importante, a atuarem para darmos condições de termos uma saúde melhor, de qualidade”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Cruz.


O secretário de Esportes, Marvel Maillet, frisou que a parceria entre as pastas Esporte e Saúde engloba todas as atividades esportivas oferecidas nas praças dos bairros da cidade como: ginástica, ginástica funcional, dança, yoga e, para crianças: futebol, futebol de salão, basquete, vôlei, vôlei de praia, futevôlei, entre outras.


“Abrimos prioridade de inscrição nas atividades esportivas para os encaminhamentos da Secretaria de Saúde, para podermos resgatar o cidadão com mais necessidade”, destaca Marvel.


Angélica da Conceição Carneiro (38), moradora da Granja dos Cavaleiros, na noite de domingo (31 de julho), não conseguia caminhar devido a dores na coluna. Na segunda-feira (1º), ela se inscreveu para atendimento em fisioterapia no mutirão, no Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho, Centro da cidade, e foi atendida no mesmo dia.


“É a primeira vez que faço fisioterapia. Cheguei e logo fui atendida. Gostei muito do espaço e os profissionais são de excelência. Estão de parabéns”, disse.


“Neste mutirão, teremos quase dois mil atendimentos no geral, que inclui os no Barra Mares e nas ESFs. Só na sala de fisioterapia do Centro de Reabilitação, serão 900 atendimentos aproximadamente", destacou a Chefe da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde, Janiane Nunes.


Também estiveram presentes à abertura do mutirão, a secretária Adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende, e o secretário de Comunicação, Edie Lameu.


Fotos Relacionadas