Dentro da proposta de reestruturação e descentralização das ações, a Secretaria de Saúde, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Básica, amplia o atendimento de vacinação BCG para recém-nascido, visando o acesso da população ao serviço e, consequentemente, o aumento da cobertura vacinal.
A partir da próxima segunda-feira (9), a vacina BCG, importante na prevenção das formas graves de tuberculose, estará disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Barramares. O imunizante, que faz parte do calendário nacional de vacinação, é destinado a crianças na faixa etária de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A vacina BCG, também oferecida na Casa da Criança, precisa ser agendada, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Já na UBS Barramares, a marcação acontece nos mesmos dias e horários. O responsável deve comparecer com a certidão de nascimento, cartão de vacina e comprovante de residência
A gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, explica que a vacina BCG é realizada mediante agendamento a fim de evitar desperdício, pois o frasco possui validade curta após aberto.
BCG - A vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) é indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea). A vacina, em dose única, é oferecida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.
A tuberculose é uma doença grave, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e que afeta pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Elenice ressalta, que a vacina deve ser aplicada o quanto antes. "A vacina, que é em dose única, deve ser aplicada o mais precocemente possível, preferencialmente ainda na maternidade", disse.