Saúde amplia idade para vacinação contra meningite e HPV

28/09/2022 16:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

A Prefeitura de Macaé segue as recomendações do Ministério da Saúde e amplia o público-alvo da vacinação contra a meningite e HPV. Este mês, a vacina meningocócica ACWY começou a ser ofertada temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos. Já a vacina HPV foi ampliada para meninos de 9 a 14 anos de idade de forma permanente. A imunização contra o HPV já era disponibilizada para meninas na mesma faixa etária.

A vacina contra meningite está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos. Até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de pessoas com a bactéria na região da nasofaringe.

Em Macaé, a Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina nas unidades de Estratégia Saúde da Família, sala de vacina do Pronto Socorro do bairro Aeroporto, Unidades Básicas de Saúde dos bairros, Barramares e Morro de Santana e na Casa da Vacina.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, pesquisas apontam que as vacinas meningocócicas demonstram uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, com persistência de anticorpos protetores por um prolongado período. Essas evidências embasaram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) a incluir no Calendário Nacional de Imunizações a administração de doses de reforço com as vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência.

O Ministério da Saúde ainda destaca que a vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi incorporada de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2014. É estimado que o Brasil tenha de 9 a 10 milhões de infectados pelo Papiloma Vírus Humano e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo.