Saúde apresenta na Câmara avanços na assistência à população

25/05/2022 13:58:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Pablo Machado

Secretário Alexandre Cruz pontuou as ações realizadas ao longo dos últimos meses

A nova estratégia de gestão da rede de assistência à população, que prioriza o atendimento humanizado ao promover a otimização de recursos e estabelece novo diálogo com as equipes da ponta, foi apresentada pelo governo municipal, nesta quarta-feira (25), no plenário da Câmara de Vereadores.

A responder o convite do Legislativo, o secretário municipal de Saúde, Alexandre Cruz, pontuou as ações realizadas ao longo dos últimos meses, que já promovem melhorias estruturais nas principais unidades de atendimento à população, priorizam o reabastecimento de medicamentos e insumos, definem o cronograma de reforma e construção de novos polos, além de adequar protocolos e regimentos que interferem de forma direta na rotina de assistência nas redes de Atenção Básica, e de Média e Alta Complexidades.

“Quero agradecer ao presidente da Câmara Cesinha e ao vereador Luiz Matos, que solicitaram a nossa agenda aqui nesta Casa. Rendo aqui o meu agradecimento e reverência a todos os profissionais que estiveram à frente da Saúde ao longo desse período de enfrentamento a pandemia da Covid-19 e contribuíram de forma direta com as transformações que a nossa rede precisa passar, a curto, médio e longo prazos. O nosso objetivo é promover assistência humanizada, eficiente e resolutiva. Para isso, trabalhamos incansavelmente de forma interna e contamos também com o apoio do governo para promover o que a gestão municipal espera de nós: dedicação, acolhimento e dignidade”, destacou o secretário.

Diante de dúvidas e solicitações apresentadas pelos parlamentares, Alexandre Cruz afirmou que a recuperação e revitalização de unidades das redes de Atenção Básica, além de Média e Alta Complexidade, assim como um cronograma para a construção de novas unidades, fazem parte da estratégia definida pela Saúde para ampliar a rede de assistência à população.

“Escolhemos cinco prioridades na execução de obras em nossa rede: a reforma geral das UPAs da Barra e Lagomar, a revitalização do Pronto Socorro, a construção da nova Unidade Mista do Sana e a expansão do HPM onde já realizamos atualmente intervenções necessárias para melhorar a assistência aos pacientes e mais condição de trabalho para as nossas equipes. Além disso, já programamos a inauguração da nova UBS do Lagomar e estamos na fase de finalização da reforma da unidade da Malvinas”, apontou o secretário.

A força-tarefa montada pela Secretaria de Saúde, com objetivo de agilizar os processos de compras de equipamentos, insumos e medicamentos, também foi apresentada por Alexandre como prioridade do órgão. Esse trabalho já tem gerado resultados importantes, como a aquisição de novos computadores e de aparelhos de ar condicionado, direcionados a todas as unidades da rede de Saúde.

“Estamos investindo na estrutura das unidades de atendimento à população. Iniciamos a entrega dos novos computadores para todos os setores da nossa rede e recebemos nesta semana os novos aparelhos de ar condicionado que também serão distribuídos aos polos da Atenção Básica e da Média e Alta Complexidade. Enfrentamos um cenário nacional de dificuldades para encontrar alguns medicamentos e insumos, e por isso, montamos uma força-tarefa para mapear no mercado a disponibilidade desses itens para a reposição imediata”, explicou Alexandre.

O secretário afirmou também que o novo diálogo com as equipes da rede de Saúde é fundamental para garantir todos os avanços necessários para tornar a assistência à população mais eficiente e humanizada.

“Promovemos uma discussão constante com as equipes de Recursos Humanos para promover uma gestão mais eficiente das nossas equipes. Trabalhamos também para garantir a contratação de mais profissionais em áreas específicas, como a pediatria, que representa hoje uma das principais demandas da nossa rede, com objetivo de fortalecer também programas de assistência terapêutica que serão ampliados. Aos poucos vamos conseguir vencer barreiras, superar desafios e oferecer Saúde de qualidade no modelo que a nossa população merece”, afirmou Alexandre.

A secretária adjunta de Média e Alta Complexidade, Mayara Rezende, e a coordenadora de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Atenção Básica, Elenice Sales, também acompanharam o secretário de Saúde na apresentação na Câmara.


Fotos Relacionadas