logo

Saúde: atendimento inicial da UPA supera expectativa

03/05/2010 12:41:09 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Unidade conta com as especialidades de cardiologia, ortopedia, ambulatório de neurologia, pediatria e clínica geral

Inaugurada há pouco mais de 10 dias, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizado na Barra de Macaé, já está funcionando com sua capacidade máxima. Para atender a grande demanda a secretaria de Saúde estuda o aumento no quadro de funcionários.

De acordo com o subsecretário de Saúde, Edílson Simões houve um decréscimo no atendimento em algumas unidades como os prontos socorros Pediátrico, Central e do Aeroporto, o que vem provocando um grande atendimento na UPA, o que superou a expectativa para poucos dias de funcionamento.

- Com a inauguração da UPA, as pessoas estão deixando de procurar as outras unidades o que acaba sobrecarregando o atendimento. A demanda da UPA atualmente esta em torno de 450 atendimentos por dia -, disse acrescentando que irá ampliar o número de profissionais médicos das especialidades de clínica geral e pediatria.

Edílson explicou que o atendimento da UPA é diferenciado, os pacientes passam inicialmente por uma triagem, onde é feita a classificação de risco. A classificação é denominada em situações graves, moderadas e leves e desta forma são priorizados os pacientes que necessitam de atendimento imediato. “Pedimos paciência aos usuários, pois nesta fase de adaptação é um pouco mais complicado”, frisou.

A dona de casa, Elizângela Helena Bernardo moradora da Fronteira, aprovou o atendimento. “Já trouxe minha filha e foi muito bem atendida pela pediatria. Já a minha consulta foi pela odontologia, o dentista foi muito atencioso e paciente, pois tenho medo. Agora vamos dar continuidade ao tratamento na rede de saúde”, declarou completando que foi acertada a decisão do prefeito Riverton e do secretário de Saúde em implantar este modelo de atendimento na Barra.

UPA – O atendimento da UPA compreende os casos de pequenas emergências, as intercorrências mais graves continuam sendo encaminhados para o HPM. A unidade conta com as especialidades de cardiologia, ortopedia, ambulatório de neurologia, pediatria e clínica geral.

Por ser uma unidade de pronto atendimento, os pacientes da UPA podem ficar internados por um prazo de 24 a 48 horas, os casos que necessitarem de um tempo de internação mais longo são encaminhados ás unidades de referência.
Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funciona dia e noite, inclusive nos finais de semana. No local, os pacientes podem fazer consultas e exames.

A área de atendimento conta com 15 leitos, sendo três pediátricos, quatro masculino e quatro feminino, dois isolamentos e dois de observação. Ainda possui o setor de imagem, consultórios médico e odontológico, farmácia, entre outros.