logo

Saúde atua para combater focos de dengue

12/05/2010 18:47:08 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Ana Chaffin

Ação continua nesta quinta-feira na Imbetiba

Com vários casos de dengue registrados na cidade, a Prefeitura de Macaé vem tomando inúmeras iniciativas para combater a doença. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, junto ao Programa de Homeopatia Municipal está realizando diversas ações pelos bairros do município para combater o foco do mosquito Aedes aegypt e medicar a população com complexos homeopáticos que amenizam os sintomas da doença.

Nesta quarta e quinta-feira (12 e 13) o mutirão contra a dengue está atuando no bairro de Imbetiba, realizando a conscientização dos moradores, fazendo vistorias em terrenos baldios e promovendo a aplicação do Complexo Homeopático na população. O carro equipado com U.B.V. (carro fumacê) realizou aplicação de inseticida nas ruas do bairro Visconde de Araújo pela manhã. O Centro é o próximo local a receber a visita da equipe da Força Tarefa nos dias 19, 20 e 21 das 9h às 17h.

A Unidade de Emergências Pediátricas (UEP), inaugurada no último sábado (08), está temporariamente atendendo os casos notificados de dengue, como uma ação emergencial. Já o Hospital Público Municipal (HPM) está atendendo a todos os casos de suspeita da doença registrados na região.

O diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, orienta os moradores que abram suas janelas e portas quando o carro fumacê estiver passando nas ruas para acabar com os mosquitos que estiverem dentro das residências. “É importante que toda a cidade esteja atenta aos possíveis focos de proliferação da larva do mosquito e caso seja observado algum sintoma da doença, ir diretamente ao posto de saúde mais próximo”, explica.

De acordo com o levantamento feito pela Coordenadoria de Saúde Coletiva, já foram notificados até o início deste mês, 731 casos da doença. Desses, 271 foram confirmados,sendo oito de dengue hemorrágica, 72 casos com complicações, 191 de dengue clássica e duas mortes confirmadas.

Sintomas da Dengue Clássica
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que pioram com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
- Tontura.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes a sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.

Sintomas da Dengue Hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica no início da doença são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre, com maior frequência, quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alarme:
- Dores abdominais fortes e contínuas.
- Vômitos persistentes.
- Pele pálida, fria e úmida.
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
- Sonolência, agitação e confusão mental.
- Sede excessiva e boca seca.
- Pulso rápido e fraco.
- Dificuldade respiratória.
- Perda de consciência.


Audio

Entrevistado: Rogério Lemos Diretor Técnico do CCZ
Reporter: Conrado Júnior