logo

Saúde Bucal apresenta projetos em congresso internacional

29/08/2007 16:32:38 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Os trabalhos realizados pela Prefeitura de Macaé na área de saúde bucal serão destaque durante o XVIII Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, a partir do dia primeiro de setembro. Os projetos apresentados pela secretaria Especial de Saúde são voltados para atenção primária, onde a prioridade é a prevenção que desponta mais uma vez no cenário internacional.

De acordo com o secretário executivo de Saúde, Paulo Seady, serão apresentados três projetos em formato de banners, aprovados pela comissão organizadora do evento, que contará com professores de universidades internacionais.

Um dos trabalhos que será exposto é o “T.R.A, uma realidade no município de Macaé”, projeto pioneiro, aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), voltado para a coletividade, sendo de baixo custo e de boa aceitação pelas crianças, alcançando resultados positivos.

O coordenador de Saúde Bucal, Júlio César Abreu, lembra que o Tratamento Restaurador Atraumático (T.R.A) é implementado na Escola Municipal Raul Veiga, no distrito de Glicério.

- O T.R.A é um método eficaz para controlar as lesões de cárie realizado no próprio ambiente escolar. O profissional utiliza instrumentos odontológicos simples manuais para remoção do tecido cariado. A restauração da cavidade é feita com material adesivo desenvolvido para esta finalidade - acrescenta.

Os demais projetos são “Saúde bucal e a relação com a alegria”, onde o personagem “Dentão” faz uma abordagem mais dinâmica e interativa com a comunidade sobre prevenção. Já o projeto “Em busca de uma prática possível: Saúde bucal em nível primário – população do Sana” é feito uma busca ativa nas escolas e os alunos que necessitam de tratamento são encaminhados para a unidade odontológica.