Foto: Divulgação
A garotada recebe orientações sobre bons hábitos de higiene bucal, participam de oficinas e recebem kit higiênico
A equipe do programa de Odontologia em Saúde Coletiva da subsecretaria de Saúde Bucal vinculado à Secretaria de Saúde, retomou seus trabalhos nas escolas, com palestras e orientações destinadas aos profissionais, pais e alunos. As ações fazem parte da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.
De acordo com a coordenadora do programa, Camila Gonçalves, antes do reinício das aulas, o trabalho preventivo com palestras foi destinado aos professores, auxiliares de serviços escolares e pessoal de apoio. Na última semana os pais e alunos da Escola Municipal Neiva Mariana dos Santos, receberam a equipe da odontologia. Os pais participaram de palestra onde foram repassadas informações fundamentais sobre cuidados com os dentes.
- São abordagens que reforçam as noções da importância dos bons hábitos a serem adotados para prevenção em saúde geral, incluindo o hábito de higiene bucal, disse Camila.
Já a garotada além das orientações sobre bons hábitos de higiene bucal, participou da oficina para confecção de porta-escova com material reciclado e teatro de fantoche. Após a confecção do porta-escova, as crianças receberam um kit contendo escova e creme dental.
- O objetivo dessa parceria é conscientizar as crianças sobre a importância dos cuidados diários com a saúde bucal de uma forma diferente, para que elas, junto aos familiares, possam se cuidar. Além de mostrarmos a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente, explicou acrescentado que devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção, estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.
A diretora da escola, Lilian Natalino Matos Costa, elogiou o trabalho da equipe de saúde bucal e principalmente a participação dos pais durante a palestra.
- A participação dos pais é fundamental para que as orientações passadas na escola tenham continuidade em casa. Durante a palestra eles tiraram todas as dúvidas, para manter a criançada longe da cárie, disse.
A diretora contou ainda que além da escovação diária, os professores trabalham em sala de aula vários temas relacionados à saúde, como jogos educativos, teatro e brincadeiras.
Levantamento – A subsecretaria de Saúde Bucal por meio do programa de Odontologia em Saúde Coletiva realizará este ano o projeto de levantamento epidemiológico. Participarão do levantamento 10 profissionais entre dentistas e técnico em saúde bucal.
Segundo a coordenadora do programa, Camila Gonçalves, o projeto tem como meta avaliar as condições de saúde bucal dos escolares da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental.