logo

Saúde capacita novos servidores

01/04/2015 12:15:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Os profissionais da área de saúde, convocados em janeiro deste ano, participaram nesta quarta-feira (1º), de curso de capacitação. O evento, que aconteceu no Paço Municipal, atendeu 175 pessoas, que atuarão em 33 unidades da Estratégia da Saúde da Família. No encontro, foi realizada a ambientação aos novos servidores e, ainda, discussão de temas técnicos.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, abriu o evento e falou sobre a importância de contar com os profissionais na rede de Atenção Básica. “Com uma rede forte na porta de entrada do atendimento, ou seja, o primeiro contato que os moradores têm com os serviços de saúde, reduzimos os casos nas emergências, pois a prevenção é o melhor tratamento”, disse Pedro Reis.

Os convocados que tomaram posse foram agentes comunitários de saúde, auxiliares de saúde bucal, motoristas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, cirurgiões dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e nutricionistas.

De acordo com a gerente de Atenção Básica, Miriam Benjamin, a Estratégia Saúde da Família atende, atualmente, 38 % de uma população de cerca de 230 mil habitantes, segundo dados do IBGE. “O objetivo é reogarnizar a Atenção Básica, pois 80% dos problemas de saúde, conforme preconiza o Ministério da Saúde, podem ser resolvidos nesse estágio. Desta forma, as complexidades média e alta reduzem o número de atendimentos”, frisou Miriam.

Durante o encontro, foi lido uma carta, agradecendo a todos os profissionais contratados que estão sendo substituídos pelos concursados. "Os novos concursados substituirão profissionais que foram fundamentais na construção e funcionamento da Atenção Básica. Nosso objetivo é continuar trabalhando pela melhoria dos serviços prestados. A substituição está dentro da legalidade do concurso público e buscamos realizar medidas com o menor impacto possível", destacou Miriam.

Os novos servidores irão passar por curso de capacitação para o trabalho entre os dias 7 de abril e 21 de julho. Para a nutricionista Tiani Ribero, 32 anos, a iniciativa proporciona mais capacitação para quem vai atuar com o público. “Além de conhecermos melhor o município, também recebemos dados que irão contribuir com nossas atividades”, ressaltou.

Os empossados vão atuar na Estratégia de Saúde da Família, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS). As comunidades atendidas são: Complexo da Ajuda, Aroeira, Aterrado do Imburo, Botafogo, Malvinas, além dos distritos da região serrana: Bicudas Grande e Pequena, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Glicério e Trapiche.

Já foram chamados cerca de 150 profissionais na primeira convocação, no ano passado. Todos passaram por cursos preparatórios para as atividades do programa, que teve seu nome alterado pelo governo federal, para Estratégia de Saúde da Família (ESF).