A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), em parceria com o Ministério da Saúde, está realizando o curso de formação de técnico em higiene dental. As aulas estão sendo ministradas por uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgiões dentistas e psicólogos.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Semusa, Paulo Seady, o curso conta com 36 alunos, sendo a maioria dos profissionais são da rede municipal de saúde que terão como meta principal à promoção da saúde, seja na clínica particular ou na pública.
Ele acrescenta que através desde curso os profissionais estarão aptos cientificamente e tecnicamente, aos diversos tipos de tratamentos preventivos que vão desde a motivação do paciente em relação à saúde bucal, até a confecção de selantes de fissuras e moldagens, sempre supervisionados pelo cirurgião dentista. “É importante lembrar que a profissão de técnico em higiene dental é regulamentada e o seu exercício é supervisionado pelo cirurgião”, disse.
Saúde Bucal - Para atender satisfatoriamente à comunidade, o município possui 41 unidades odontológicas sendo que três em funcionamento 24h e uma unidade móvel que percorre todas as escolas da rede municipal e os bairros onde não possuem postos.
A coordenadoria tem desenvolvido vários projetos e eventos. São realizados, por toda rede odontológica, uma média mensal de 25 mil procedimentos individuais e 19 mil coletivos. Desde um trabalho de prevenção, tratamento e manutenção, da infância à terceira idade. Dentre as várias atividades realizadas estão os Projetos Saúde Bucal da Terceira Idade e Projeto Prevenção da Cárie Dentária, aplicação de flúor, fornecimento de escovas e creme dental, entre outros.