logo

Saúde comemora Dia da Hipertensão Arterial

25/04/2007 18:00:37 - Jornalista: Simone Noronha

A Secretaria de Saúde de Macaé preparou uma programação especial para esta quinta-feira (26), Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Este ano, a novidade é a participação do ônibus do projeto Expresso Saúde, que vai percorrer as sedes da Secretaria de Serviços Públicos, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) e da Guarda Municipal orientando os funcionários sobre o problema.

Além disso, equipes da secretaria de Saúde estarão atendendo a população em dois estandes na Praça Veríssimo de Melo e no Centro de Saúde Jorge Caldas, com aferição da pressão arterial, apresentação de esquete de teatro e a distribuição de panfletos informativos. A apresentação de esquete teatral do grupo Gruas sobre a doença acontece às 8h no Jorge Caldas e às 10h na Praça Veríssimo de Melo.

Assintomática, a hipertensão arterial é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a terceira causa de mortes no mundo. Hoje, cerca de oito mil pessoas estão cadastradas no Programa de Hipertensão Arterial do município. O gerente do programa, o cardiologista Márcio Bittencourt, lembra que ansiedade, alimentação inadequada, sedentarismo, estresse, fumo, fator genético e obesidade são fatores de risco relevantes para o desenvolvimento da doença.

– É importante esclarecer que a hipertensão é uma doença que não tem cura, mas pode-se, através de tratamento regular com uso de medicamentos, manter controlados os níveis da pressão arterial e evitar assim as internações hospitalares, disse Márcio. Ele também ressalta que a hipertensão é uma doença "silenciosa" e seu controle pode ser difícil no início do tratamento, mas o paciente conseguirá tomar os remédios da forma correta e consultar seu médico regularmente.