logo

Saúde comemora Dia Mundial do Diabetes

11/11/2005 15:39:15 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dentro das comemorações do Dia Mundial do Diabetes, a secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), através do Centro de Referência ao Diabético (CRD) da coordenação de Saúde Coletiva, inaugurou nesta sexta-feira a Brinquedoteca e o Bazar do projeto de Geração de Renda, além de realizar diversas atividades para crianças e adultos.

Durante a abertura do evento o secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressaltou que a secretaria municipal de Educação (Semed) está sendo grande parceria para a implantação do projeto Vida Saudável, do Programa de diagnóstico precoce de diabetes e anemia infantil na rede de ensino. O projeto visa a formação de hábitos saudáveis para o combate e o controle da doença. “Temos que conscientizar nossas crianças que os bons hábitos são fundamentais. O que queremos é uma Macaé mais saudável”, disse.

Fernando Diogo, lembrou que o prefeito Riverton Mussi sancionou em outubro a lei nº 2.656/2005 que estabelece promover a alimentação saudável nas escolas de educação infantil, de ensino fundamental e médio, ficando proibida a comercialização de balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, refrigerantes, sucos artificiais, salgadinhos industrializados, entre outros, que vem reforçar a lei nº 2.626/2005 de Diagnóstico precoce de diabetes e anemia infantil na rede de ensino que estamos desenvolvendo.

Integrados ao trabalho da Semusa e da Semed, os alunos da Escola Ancyra Gonçalves Pimentel, apresentaram o rap da saúde onde eles fazem uma brincadeira divertida com os legumes, frutas e verduras. Já os estudantes da Escola Estadual Municipalizada Jacira Tavares Duval, do Projeto Música na Escola desempenharam a letra do rap, além de entoar o hino de Macaé com sua banda.

A coordenadora do Programa Saúde do Educando da Semed, Solange Assis, lembrou que a escola Ancyra Gonçalves Pimentel foi selecionada para ser piloto para implantação do Programa de diagnóstico precoce de diabetes e anemia infantil na rede de ensino. “Estes alunos serão os multiplicadores dessas ações, principalmente em suas casas”, disse.

A gerente do CRD, a assistente social Beth Gavazzi, lembrou que a primeira etapa de implantação do projeto já foi feita, com a realização de cursos e palestras para diretores e professores, ensinando inclusive como manusear os aparelhos de glicemia capilar.

A diretora da escola Ancyra Pimentel, Elza Machado, ressaltou que está sendo enviado um questionário aos responsáveis dos alunos para saber se têm casos de pessoas com diabetes na família, para que posteriormente com a permissão dos mesmos as crianças sejam examinadas. “Também estamos observando o comportamento das crianças, dentro e fora da sala de aula, principalmente na hora da merenda, tanto a direção, quanto a equipe pedagógica e professores estão empenhados neste trabalho”, disse.

A garotada se divertiu com a palestra de saúde bucal, a oficina de memorização e os com jogos lúdicos. O ponto alto foi à degustação de doces confeccionados com produtos diet, que foram aprovados por unanimidade.

Também estiverem presentes ao evento o subsecretário de Saúde, Luiz da Penha, a senhora Margarida Mussi Ramos e, representando o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Antônio Rodrigues e Dilma Queiroz.

Diabetes - O tema deste ano do Dia Mundial do Diabetes é sobre pé diabético “Dê um passo à frente e previna as amputações”. Segundo dados divulgados pela IDF (International Diabetes Federation - que congrega todas as associações de diabetes no mundo), mais de um milhão de amputações são realizadas todos os anos, sendo que 85% delas poderiam ser evitadas.