Continuando as ações de combate a dengue no município, a prefeitura realiza até o dia 18 a Campanha Municipal Homeopática contra a doença. De 31 de março até esta sexta-feira (4), a coordenação de imunização da secretaria Especial de Saúde (Semusa) contabilizou mais de 100 mil doses aplicadas em Macaé. A homeopatia é utilizada como coadjuvante, buscando diminuir e conter a evolução da doença. Outra preocupação da secretaria é com a população flutuante, que sai do município para o Rio de Janeiro, local com maior índice de casos confirmados de dengue.
- Todos os 44 postos continuam aplicando a dose homeopática. O posto de saúde Dr. Jorge Caldas é o mais procurado pela população, por ser um local de referência para qualquer campanha. O horário de vacinação em todos os posto é de 8h às 16h30 – diz a coordenadora de imunização, Soraya Fernandes.
O complexo homeopático atua na diminuição das dores no corpo, da febre e das complicações hemorrágicas do paciente. Este produto é uma combinação de três substâncias: Eupatorium, uma planta que serve para amenizar a febre e as dores no corpo; Crotalus e Phosporus, que ajudam a diminuir possíveis hemorragias. A dose não possui nenhum efeito colateral, podendo ser aplicada também em gestantes. Recomenda-se que quem já teve a doença tome a dose.