Foto: Guga Malheiros
HPM registra 30.754 atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano, contra 30.441 em 2014
A taxa de atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde registrou aumento em todas as especialidades. Isso é o que revela o Relatório Quadrimestral que compila todos os dados de atendimentos médicos, ambulatoriais e cirúrgicos da rede pública. Conforme o documento, a cidade registrou nos primeiros meses de 2015 um aumento de 10,8% na quantidade de cirurgias realizadas na rede pública, passando de 650, nos primeiros meses de 2014, para 720 este ano. Também houve aumento na quantidade de exames realizados por imagem (raio x, ultrassom e tomografia computadorizada) e nos procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital da Serra. Segundo o secretário de Saúde, Dr. Pedro Reis, os dados são resultados da política de descentralização do atendimento médico, com abertura e estruturação de várias unidades de saúde.
Entre 2014 e 2015, a rede pública municipal de Macaé ganhou novas unidades de atendimento, como a Casa da Vacina, a Casa do Curativo, além da implantação de diversos núcleos da Estratégia da Saúde da Família (ESF) que ramificou o atendimento básico por diversos bairros e comunidades. Além disso, a cidade ganhou um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que já nos primeiros meses bateu recorde de atendimento. Segundo o relatório já foram realizados 55.762 procedimentos odontológicos em toda a rede, a maior parte no CEO.
A cidade também realizou, nos primeiros meses deste ano, uma quantidade maior de cirurgias de especialidades. Estes procedimentos são analisados em três subgrupos. No primeiro (que compreende cirurgias plásticas, geral e de urologia), foram 324 procedimentos, um aumento de 9,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Nas cirurgias do subgrupo buco-maxilo-facial, otorrino e oftalmológica, foi registrado um aumento de 27,6%, de 29 procedimentos, em 2014, para 37 no primeiro quadrimestre de 2015. Já no subgrupo de cirurgias neurológicas, ortopédicas e pediátricas houve um aumento de 10%, passando de 326 para 359 procedimentos.
Aumento no atendimento hospitalar — Maior e mais completa unidade de emergência da região, o Hospital Público Municipal (HPM) também registrou aumento na quantidade de atendimentos. De acordo com o documento, no primeiro quadrimestre deste ano foram registrados 30.754 atendimentos, contra 30.441, em 2014.
Porém, o grande destaque deste quadrimestre foi o Hospital Municipal da Serra (HPMS) que registrou um aumento de 32% na quantidade de internações, passando de 6.840 para 7.770. A quantidade de cirurgias registrada na unidade também aumentou, passando de 70, para 180 (um aumento de 54%). As pequenas cirurgias foram as que registraram o maior percentual de aumento: 72%, passando de 170 para 293.
Previsão de aumento — No final deste mês, o prefeito Dr. Aluízio vai inaugurar o prédio anexo do HPM, que praticamente duplicará a capacidade de atendimento de emergência da unidade. Além disso, nesta semana, o secretário Dr. Pedro Reis anunciou que a cidade ganhará um Novo Centro de Diagnóstico por Imagem que também funcionará no HPM. Segundo ele,, a unidade terá um investimento inicial de R$ 5 milhões e vai agilizar a realização de exames de média e alta complexidade na rede pública. “Este será mais um reforço para a qualidade e humanização do atendimento ambulatorial de Macaé”, garantiu o secretário.