Foto: Kaná Manhães
As gotas são distribuídas diariamente no Calçadão da Avenida Rui Barbosa e no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas
O Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas, vinculado à Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, aplicou, nas duas últimas semanas, 5.769 doses homeopáticas contra piolho e dengue. A equipe de Homeopatia atuou em escolas municiais, Calçadão da Avenida Rui Barbosa, postos de saúde e em parceria com o Projeto Liecam junto às Escolas de Samba e ainda em algumas secretarias da Prefeitura de Macaé.
Entre os dias 25 de outubro e 5 de novembro último a equipe do Programa de Homeopatia visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Iracy Pinheiro Marques, situada no Bairro Barra de Macaé, e a Escola Municipal Professora Laura Barcelos, no Bairro Ajuda de Cima. Nas duas escolas foram beneficiadas com a homeopatia 595 pessoas entre crianças, monitores, professores e demais funcionários e até mesmo os pais que se encontravam no momento da aplicação das doses.
A equipe do Programa de Homeopatia, gerenciado pela médica Maria Luiza Zampieri, é composta por um assistente social, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem. Os profissionais, além de administrarem as gotas homeopáticas também oferecem informações sobre medidas de prevenção contra a dengue, doença que pode matar. A equipe lembra a toda a população para não deixar água acumulada em vasos de planta, pneus e sempre manter a caixa d’água coberta para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A gerente do programa explicou que o medicamento homeopático não é uma vacina, portanto, não imuniza contra a dengue, mas auxilia no controle dos sintomas, evitando maiores complicações. A dose pode ser ingerida por pessoas de todas as idades e sexo, inclusive gestantes. Não há contraindicações nem efeitos colaterais e pode ser tomada a cada seis meses.
As gotas são distribuídas diariamente no Calçadão da Avenida Rui Barbosa e no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, próximo à Praça Washington Luis. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.