Saúde divulga dados sobre enfrentamento ao câncer

Nov 27, 2023 2:32:00 PM - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Moisés Bruno

O Polo Municipal de Oncologia foi criado há 5 meses

Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, a gestão do Polo Municipal de Oncologia (PMO) divulga dados sobre o acolhimento às pessoas em tratamento e sobre o atendimento com consultas e exames, que garantem o diagnóstico precoce da doença. A unidade foi inaugurada há 5 meses, em 25 de julho.

Entre 2.000 e 2.500 atendimentos são realizados mensalmente pelo Polo. Além de receber pacientes já em tratamento, no local são atendidas pessoas que buscam diagnósticos, por meio de agendamentos de exames através do Sistema de Regulação de Vagas (Sisreg). O espaço dispõe de médico oncologista, médico dermatologista e atendimento nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Fonoaudiologia.

Fora estes atendimentos, entre 600 e 700 pacientes em Tratamento Fora do Domicílio (TFD) são mensalmente assistidos com serviço oferecido em transporte exclusivo. Isso oportuniza a realização de radioterapia em Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) nos municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Rio de Janeiro.

A Coordenadora do PMO e assistente social, Lucilene de Oliveira, ressalta que a porta de entrada de pacientes no Polo é através de qualquer unidade de saúde básica ou de alta complexidade do município. "Aqui os pacientes participam de atividades coletivas para acolhimento social visando o enfrentamento ao câncer, em grupos de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e em oficinas de artesanatos", completa.

Outra importante ação da Prefeitura de Macaé realizada neste ano de 2023 para o enfrentamento ao câncer foi o credenciamento do Hospital São João Batista junto ao governo do Estado como Unacon.

O Polo Municipal de Oncologia funciona na rua Antero Perlingeiro, 47, no Centro da cidade. O telefone de contato é o (22) 2796-1326. O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 com o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.