A prevenção da saúde dos estudantes da rede municipal, já é alvo de reforço para este ano letivo de 2013, pelo governo municipal, através do Programa Saúde na Escola, Nutrição e Merenda Escolar. Diante disso, diversas ações estão sendo traçadas pela Prefeitura de Macaé a fim de implementar novos projetos para elevar a qualidade de vida dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para isso, algumas estratégias pautadas no projeto do Governo Federal, “Saúde do Escolar” estão sendo definidas. Entre as propostas estão destacar cuidados de saúde primários, ações de promoção de saúde, na prevenção, resolução ou encaminhamento aos setores competentes de problemas sociais ou de saúde, detectados nos estudantes da rede municipal. Na lista de intenções também estão propiciar condições ambientais e melhorar a relação na comunidade escolar, além de seguir e criar os princípios do projeto das Escolas Promotoras de Saúde, que deve contar com as parcerias entre as equipes das secretarias de Saúde e Educação.
Outras perspectivas do governo municipal são promover ações, que possam incentivar campanhas ligadas às condições ambientais e de relação na comunidade escolar, favorecendo a área da saúde, segurança e bem- estar.
O Programa Nacional da Saúde do Escolar segue prioridades que também já são apontadas como prioritárias pela prefeitura de Macaé, como promover e proteger a saúde e prevenir a doença na comunidade escolarizada; apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais; promover um ambiente escolar seguro e saudável; reforçar os fatores ligados à nutrição, adoção de hábitos saudáveis, através de campanhas educativas, além do combate ao desperdício de merenda.