Com objetivo de desenvolver ações numa perspectiva de integração das iniciativas de Segurança Alimentar e Nutricional – SAS, junto às comunidades e empreendedores populares, foi realizado, nesta terça-feira (26), o Encontro Macaense de Segurança Alimentar e Nutricional na Economia Popular Solidária. O evento, promovido pela equipe da Incubadora de Cooperativas de Macaé, aconteceu no auditório da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre).
Durante o Encontro foram dadas explicações sobre os alimentos certos para uma alimentação saudável. O secretário de Trabalho e Renda, Luis Claudio Bogado destacou a importância da participação de todos os grupos produtivos. Ele enfatizou o compromisso de toda equipe da Semtre em buscar cada vez mais desenvolver políticas públicas para Macaé.
- Faz parte de nossas diretrizes fazer com que todos tenham acesso a uma boa alimentação. Nosso objetivo é sempre colaborar para o desenvolvimento de Macaé, mesmo que não seja no segmento do petróleo. Estamos dando oportunidade às pessoas que têm no artesanato, na cultura e na alimentação possibilidades de trabalho e conseqüentemente de renda.
Os grupos apoiados pela Incubadora de Cooperativas de Macaé/ Semtre realizaram exposição, mostrando o trabalho. Cooperativa de Costureiras de Macaé – Coopcom, com uniformes e confecção; Cooperativa de Garçons de Macaé – Coopgam, servindo coquetel feito pelo Grupo de Beneficiamento de Pescado – Benesca; Artesanato com Escamas de Peixe – Bempesca, com colares, brincos e bolsas; Serra em Arte, com artesanato em Fibra de Bananeira; Grupo de Assentamento Prefeito Celso Daniel; Mulheres Artesãs do Lagomar, com artesanato com sobras de macacões industriais; Associação de Pais, Amigos e Usuários de Saúde Mental - Aspas, com plantas de uso medicinal e Projeto Recicla Cidadão, com papel reciclado
Foi distribuído guia solidário com todos os contatos dos grupos apoiados pela Incubadora de Cooperativas. No encerramento os participantes se entusiasmaram com um coquetel feito com produtos dos grupos apoiados.
O acontecimento contou com a participação do presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico de Macaé Fumdec, Jorge Tavares Siqueira e de representantes da Guarda Municipal de Macaé, com equipe da Patrulha Escolar, Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca - Agrape, Centro de Atenção Psico-social – Caps - da Secretaria de Saúde de Macaé , Associação de Moradores do Campos do Oeste, Hospital São João Batista e Centro de Recursos Integrado de Atendimento ao Menor – Criam.