Foi aberta na manhã desta terça-feira (02), o quinto ano da Campanha Municipal de Vermifugação nas escolas da rede municipal. A campanha é promovida pela prefeitura, através de uma parceria das secretarias de Saúde e Educação. A meta é atender 45 mil pessoas, entre estudantes e funcionários.
O secretário de Saúde, Fernando Diogo, abriu a campanha com uma breve palestra para os alunos da escola municipal Ancyra Pimentel sobre a importância da campanha e a mudança de hábitos para evitar a verminose. Na oportunidade, o secretário agradeceu aos pais e alunos pelo êxito de todas as campanhas. “Temos que conscientizar estes jovens que a saúde também é feita com prevenção”, disse o secretário.
A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, ressaltou que enquanto estiver à frente da secretaria de Educação a parceria com a Secretaria de Saúde, será mantida, pois além de educar, também é obrigação zelar pela saúde e o bem-estar dos alunos e funcionários.
O pediatra e gerente do Programa de Atenção Integrada à Saúde da Criança (PAISCA), Newton José, ressaltou que nestes quatro anos de campanha cerca de 200 mil pessoas foram vermifugadas. “O sucesso da campanha se deve à parceria entre as secretarias e os pais, pois só com a sensibilidade dos mesmos pelo trabalho desenvolvido que poderemos continuar”, disse.
A diretora da escola, Elza Maria Machado, acrescentou que devido à adesão da maioria dos alunos, alguns resultados foram observados como a diminuição de casos de diarréia, dores abdominais e inclusive a boa aparência dos mesmos. A aluna da sexta série, Kethelyn Pessoa, em nome de todos os colegas, agradeceu aos secretários e toda a sua equipe pela preocupação e o trabalho desenvolvido.
A coordenadora do Programa da Saúde do Escolar, professora Solange de Assis, elogiou a campanha e solicitou aos alunos que levem a autorização assinada pelos pais para que possam tomar a medicação.
A secretaria também está distribuindo folhetos explicativos, realizando palestras orientando os alunos sobre como evitar a verminose.
Como evitar as verminoses
• Lave as mãos sempre que usar o banheiro e antes das refeições
• Mantenha limpa a casa e o terreno ao redor, evitando a presença de moscas e outros insetos
• Coma somente carne bem passada
• Lave bem todos os alimentos antes do preparo e principalmente se forem consumidos crus
• Beba somente água filtrada ou fervida
• Conserve as mãos sempre limpas e as unhas aparadas
• Não deixe as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída
• Ande com os pés calçados
• Procure periodicamente um médico ou posto de saúde