logo

Saúde e Educação iniciam campanha de vermifugação nas escolas

01/06/2007 17:46:38 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Devido ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Macaé nos últimos seis anos com os alunos da rede municipal de ensino no combate à verminose, o município foi considerada uma das cidades do Brasil com menor índice da doença na população escolar. “A constatação foi identificada numa pesquisa realizada há dois anos por uma Organização Não Governamental (ONG) ligada à termelétrica El paso”, lembrou o gerente do Programa de atenção integral à saúde da criança e do adolescente da secretaria de Saúde, o pediatra Newton Jose durante a abertura da Campanha de Vermifugação nesta sexta-feira.

Os secretários de Saúde, Luiz da Penha e de Educação Milmar Pinheiro iniciaram a campanha na escola municipal Elza Ibrahim, no bairro da Ajuda. Na ocasião Luiz falou da importância da prevenção. “Vocês serão os multiplicadores destas informações nas suas casas e com os colegas”, disse.

A secretaria de Educação, ressaltou que todas as escolas da zona urbana e rural serão atendidas. Ao todo serão contempladas aproximadamente 44 mil pessoas entre estudantes e funcionários. “A cada ano aumento o número de alunos atendidos”, completou explicando que o medicamento só é aplicado mediante a autorização dos pais.

Segundo o pediatra Newton Jose o medicamento esta sendo administrado em dose única, e combate sete parasitas. Nas crianças com idade até 12 anos o medicamento é na forma líquida, nos demais em comprimido mastigável. “Estamos disponibilizando mais de 50 mil doses do medicamento”, garantiu.

Os alunos receberam os secretários e toda equipe cantando o Rap Reciclado, que fala da importância da reciclagem para preservação do meio ambiente. Antes da aplicação do medicamento eles receberam um folheto explicativo sobre as formas de evitar a verminose e os principais sintomas.

A campanha conta com o apoio da equipe do Programa Saúde da Família e da coordenação de enfermagem.