A secretaria de Saúde em parceria com a secretaria de Educação realiza nos dias 05 e 19 de outubro o Fórum de prevenção em DST/AIDS nas escolas. O evento que terá a coordenação do Programa Municipal DST/AIDS acontece no auditório do Flat Residence, das 8h às 17h.
Segundo a coordenadora do DST/AIDS, Vera Andrade, irão participar do evento os alunos da rede municipal de ensino matriculados nas 7ª e 8ª séries. “O fórum tem como objetivo implantar uma política de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV/AIDS) nas escolas, onde os alunos serão os atores principais desta ação”, disse.
Vera afirmou que “este fórum será o primeiro passo para a construção de uma ação que garanta a saúde do escolar em todos os aspectos biopsicosociais, percebendo o adolescente como sujeito integrado”.
A diretora técnica do CTA e da Prevenção, a psicóloga Julia Christina Pereira, ressaltou que todo processo de construção da política de prevenção às DST/HIV/AIDS será feito de forma participativa, para que a abordagem a ser definida se torne um instrumento eficaz da ação.
“O fórum tem como princípio fundamental a questão da sexualidade, que não é a mesma coisa que relacionamento sexual. A sexualidade fala de comportamento, valorização da vida, planejamento, responsabilidade e principalmente de auto-estima”, lembrou a psicóloga.
Ela acrescenta que a prevenção às DST/HIV/AIDS não podem ser pensada dissociadamente de outras questões como o abuso de drogas, gravidez indesejada, aborto, violência sexual e doméstica, maus tratos e negligência. “Sexualidade é a relação que as pessoas estabelecem consigo e com as pessoas através do respeito, afetividade e solidariedade”, falou.